Fabiana Dultra Britto

Docente da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, desde 2004 e Pró-Reitora de Extensão Universitária da UFBA, desde setembro/2014. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia entre 2006-11. Possui graduação em Licenciatura em Dança pela Universidade Federal da Bahia (1987), Mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (1993), Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), Pós-Doutorado em Arte Pública pela Bauhaus Universität Weimar (2009) e Estágio Sênior no Centre de Recherche sur LEspace Sonore et LEnvironnement Urbain - CRESSON-CNRS (2012). Desde 2006, lidera o grupo de pesquisa Laboratório Coadaptativo LabZat (contemplado pelo edital MCT/CNPq 50/2006 e MCTI/CNPq Universal 14/2014), onde atualmente coordena a pesquisa "Pesquisa e Dança: ambiências em fricção". Desde 2009, integra o Laboratório Urbano (PPGAU/UFBA) coordenando a Linha de Pesquisa "Estética, corpo e cidade". Participou das pesquisas: "Experiências metodológicas para apreensão da complexidade da cidade contemporânea" PRONEM FAPESB/CNPq 028/2010 (http://www.laboratoriourbano.ufba.br/pronem); "PIRVE- Laseptisation des ambiances pietonnes: la passivité et la plasticité des corps en marche" (http://www.marcheenville.ufba.br ) e "MUSE - Les énigmes sensibles des mobilités urbaines contemporaine", ambas coordenadas por Rachel Thomas (Laboratoire CRESSON-CNRS), financiadas pelo CNRS e ANR. É coordenadora geral da Plataforma Corpocidade (http://www.corpocidade.dan.ufba.br), que engloba a pesquisa Corpocidade (em curso desde 2008), os eventos acadêmicos Corpocidade, realizados bienalmente (2008, 2010, 2012 e 2014) e a revista semestral Redobra (www.redobra.ufba.br). Membro titular do Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão CONSEPE e do Conselho Acadêmico de Pesquisa e Extensão CAPEX da UFBA como Pró-Reitora de Extensão desde 10/2014, e como representante da Escola de Dança no biênio 2010-12. É coordenadora editorial da revista semestral Redobra e membro do Conselho Editorial da Revista Científica FAP. Como docente, atua na área de Artes/Dança, com ênfase em Teoria, História e Crítica na graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Dedica-se à pesquisa dos temas relacionados com processos coevolutivos entre corpo, dança e contexto (coplasticidade e corpografia); experiências interdisciplinares de composição artística e pesquisa acadêmica em dança; e com os estudos sobre temporalidades (memória, história, documentação e catalogação de dança). Atua como crítica e curadora de dança freelancer; como consultora em ações institucionais de cultura e arte; e como colaboradora em processos de composicão coreográfica. É colaboradora do grupo de dança Cena 11 / Alejandro Ahmed (SC) desde 1999, atuando como coautora nos trabalhos "Projeto SKR" (2000-04) e "Guia de idéias correlatas" (2006-08) e consultora nos trabalhos "Skinerbox" (2003) e "SIM: ações integradas de consentimento para ocupação e resistência"(2009). Autora de "Temporalidades em Dança: parâmetros para uma história contemporânea" (2008) e co-autora de "Corpocidade: debates, ações, articulações" (2010) e "Gestos Urbanos" (2017).