Perfil da Pessoa Egressa

A pessoa egressa do Programa de Pós-Graduação em Dança é formada para compreender a Dança como área de conhecimento e atuar profissionalmente referenciada por um escopo teórico de caráter inter, multi e transdisciplinar que a aborda como atividade cognitiva do corpo e às suas configurações, artísticas ou pedagógicas como sínteses transitórias de processos corporais histórico-culturais e evolutivos. A pessoa egressa ao finalizar o curso tem capacidade para fazer relações entre teorias, entre linhas de pensamento da Dança, entre acontecimentos e agenciamentos da história da Dança. Muito importante no âmbito de argumentação autônoma que se espera, e se fomenta, é a convicção que conexões realizadas não são meras aproximações para que outra teoria fale pela Dança. 

A pessoa egressa artista/docente ou docente, ou artista é também formada para uma atuação pública participativa, subsidiada por conteúdos e estratégias de abordagens atualizadas e por argumentação crítica que lhe permita posicionar-se frente às questões em pauta no Brasil e no mundo. Entre essas questões elencamos as políticas públicas para a Dança, Arte e para a Cultura, questionamentos sobre a globalização na arte, o utilitarismo da Educação, as demandas pedagógicas, a relação entre política e estética e seus resultantes nexos simbólicos e institucionais. 

Intentamos que a pessoa docente, artista, pesquisadora mesmo atendendo às singularidades diferenciadas, deva convergir suas contribuições na busca de transformações metodológicas e artísticas. Objetivamos, portanto, que nossa pessoa egressa volte seu compromisso com a atenção constante aos novos paradigmas artísticos e educacionais e aos processos emancipatórios de ensino e aprendizagem em Dança. 

Importante que a pessoa egressa tenha capacidade de sustentação de argumentação sobre códigos de Dança e ao que se refere à interpretação, criação e produção artísticas e que questione a criação coreográfica e a produção de cenas com uma implicação em uma concepção contemporânea, não importando a prática ou técnica empregada. 

Deve a pessoa egressa finalizar um de seus cursos, Mestrado e Doutorado – em acordo às demandas específicas que a Área de Artes solicita a cada nível – com a reflexão, a geração de produção inovadora e criar a articulação e o diálogo entre a arte e outros campos do conhecimento, estimulando a criação de interfaces entre o fazer artístico, a apreciação da obra de arte e os processos de desenvolvimento de outros saberes, tendo domínio do exercício da transversalização e integração de saberes, com a abertura para as experiências e ações cotidianas na produção de novos conhecimentos educacionais e artísticos. 

 

O PPGDança visa formar a pessoa artista/docente ou docente, ou artista como uma pessoa profissional cidadã, com enfoque especial à dimensão humana, capaz de compreender os diferentes contextos educacionais e artísticos, com ampla percepção da realidade sociocultural local e global, visando o desenvolvimento de proposições que dialoguem com essas realidades. Para tanto, pretende formar uma pessoa profissional apta a refletir a Dança como área de conhecimento nos diversos espaços de aprendizagem/ensino e/ou criação artística.

Pretende este Programa que a pessoa egressa desenvolva sua própria capacidade de criar procedimentos metodológicos e artísticos, no enfrentamento de desafios complexos e diversificados.

Visamos a formação continuada da pessoa egressa. Desde sua entrada nos Cursos a preparamos e incentivamos para que continue seus estudos de modo formal, e mesmo informal, e sua atuação artística profissional ciente da necessidade e inerência do processo co-evolutivo, como processo de transmutação em correlação. A sociedade se transforma e estudantes e professores têm que se transformar, se desenvolver junto. 

 Elencamos os seguintes conhecimentos fundantes para as pessoas egressas dos Cursos de Mestrado e Doutorado:

  • Desenvolver uma postura cidadã crítica, criativa, respeitosa e transformadora frente às questões socioculturais relativas ao mundo contemporâneo, à diversidade de pensamentos e culturas, aos direitos humanos e ao meio-ambiente;
  • Desenvolver uma postura crítica e criativa frente às práticas pedagógicas da Dança, conectados com as bases epistemológicas do pensamento contemporâneo; 
  • Ter domínio de princípios da estética e poética artísticas e do pensamento contemporâneo com seus diferentes contextos socioculturais e educacionais;
  • Conhecer novas e diversificadas técnicas e práticas do corpo possibilitando o domínio concernente à interpretação coreográfica nos aspectos técnicos e criativos;
  • Estar atualizada com a recente produção teórica e artística da área como base tentacular da produção e difusão do conhecimento;
  • Fomentar a pesquisa na e sobre a pedagogia da Dança, incluindo a investigação de métodos e estratégias educacionais;

Compreender a Dança como ação cognitiva do corpo e forma de expressão cultural.

 
Português, Brasil