Academic Production

Profa. Dra. Amélia Vitória de Souza Conrado

Articles published in books, magazines and websites

CONRADO, A. V. S.; BIRIBA, R. .A Roda de Capoeira e sua contribuição para a identidade cultural brasileira. Nuevamérica (Buenos Aires), v. 1, p. 58-63, 2016

 

CONRADO, A. V. S.. Maria Meia Noite: Pesquisa Cênica Afro-brasileira e desafios do processo criativo em dança. Revista Repertório Teatro & Dança, v. 24, Salvador: EDUFBA, 2015, p. 201-217

https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/viewFile/14842/10186

 

CONRADO, A. V. S.; MIRANDA, Joseania Freitas ; ARAUJO, R. C. ; OLIVEIRA, E. . Capoeira Angola e seus princípios educativos. In: Joseania Miranda Freitas. (Org.). Uma Coleção Biografica: os mestres Pastinha, Bimba e Cobrinha Verde no Museu Afro-Brasileiro da UFBA. 1ªed. SALVADOR: EDUFBA, 2015, v. 01, p. 213-223.

 

CONRADO, A. V. S.; FRANCA, A. L. ; CAMPOS, H. J. B. C. ; Pedro Abib . Capoeira no Currículo de Educação Física da UFBA. Uma Coleção Biografica: os mestres Pastinha, Bimba e Cobrinha Verde no Museu Afro-Brasileiro da UFBA. 1ªed.SALVADOR: EDUFBA, 2015, v. 01, p. 225-236.

 

CONRADO, Amélia Vitória de Souza. Danses & rites au Brésil. Traditions & dialogues contemporainsIN SOULAGES, François (org.) Mondialisation&Frontières: arts, cultures &politiques. Collection Local &Global. L’Harmattan. Paris-France, 2014 (p.173-178)

 

CONRADO, Amélia Vitória de Souza. Corpos Dançantes e Negritude: arte, educação e história afro-brasileira IN: Anais: V CBPN – Congresso Baiano de Pesquisadores Negros, IV Encontro Estadual de Educação das Relações Étnicas, XI Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira e II Seminário do Mesqtrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade. (16 a 20 de novembro de 2015: Jequié-BA/Marise de Santana (Coordenadora). Jequié: UESB, 2015, p. 1582- 1590

http://www.uesb.br/eventos/cbpn/Anais%20VCBPN%202015.pdf

 

 

Artistic Production

Espetáculo de Dança Maria Meia Noite

Temporada nos Teatros: ICBA- Instituto Cultural Brasil-Alemanha, Plataforma, Martim Gonçalves, ISBA, Escola de Belas Artes-UFBA. Salvador, 2014

https://mariameianoite.wordpress.com/

 

"Pernambuco, uma nação africana". XXXI ª Noite da Beleza Negra do Bloco Afro Ilê Aiyê , Salvador-Bahia, 2010

Coreógrafas, Conrado, Amélia e Conrado, Margarete e intérpretes-criadores.

https://www.youtube.com/watch?v=jK6nUpjsVqI

 

 

Ongoing searches

Período (2017-2020)

Título: "Dança, Relações étnico-raciais e Educação"

A pesquisa objetiva fomentar o trato ao conhecimento da Dança relacionado a uma perspectiva de educação e arte voltada às problemáticas étnico-raciais, enquanto um campo epistemológico do pensamento contemporâneo; Levantar a contribuição artística, política e cultural africana, afro-brasileira e indígena na dinâmica e processo civilizatório brasileiro, vislumbrando ressignificar os sentidos e valores a partir de uma intelectualidade científica cujos aportes configuram-se como não-hegemônicos; Construir redes de reflexões inter e transdisciplinares no campo da dança, articulado a uma metodologia de pesquisa-ação que vislumbra a organização de grupo de pesquisa, visando intercambio de práticas, difusão de estudos e produção de materiais que possam ser devolvidos às comunidades tradicionais, artistas e agentes culturais, enquanto estratégias voltadas à autonomia e empoderamento dos setores sociais e políticos que compõem esta rede.

 

Research Group

 

Amélia Conrado é Líder do GIRA - Grupo de Pesquisa em Culturas Indígenas, Repertórios Afro-brasileiros e Populares

Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ

Profa. Drª Adriana Bittencourt Machado

2013

- Periodic Publication: Uncertainty as a Dance Autonomy Construction Index. MORINGA - ARTES DO ESPETÁCULO (UFPB). ISSN 2177-8841. http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/moringa/issue/view/1196
 
- President of The Magisterium Competition Board Of The Upper Deputy Class I
 
- Ad hoc consultant of the process of selection and evaluation of journals of the Scielo Scientific Electronic Library Online Collection /Brazil
 
-Technical report of the Petrobras Cultural Public Selection 2012, as a member of the Technical Analysis Committee of projects for the area of "DANCE
 
- Ad hoc consultant for the magazine Matrices scielo - indexed magazine
 
2014
 
- President of the Public Tender Office for Higher Magisterium in the Class of Assistant A,
 
- Moderator 16th National Workshop of Contemporary Dance.
 
- Publication/ Journal : Permanence in the Relationship between Art and Science. SCIENTIFIC Journal/FAP (CURITIBA. ISSN 1679-4915. PRINTED)http://www.fap.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=329
 
- CAPES consultant for evaluation of scholarships for Graduate and Post-Doc abroad:
 
- CAPES Reviewer for Postdoctoral Fellowship abroad
 
- Ad hoc Consultant Magazine Malay and Subjectivity
 
 
- Editorial of the halls of the IV Research Seminar of the Graduate Program in Dance
 
- Editorial Member of the Dance and Politics Book: studies and Practices
 
- Reviewer for full Doctoral analysis. Capes. http://www.capes.gov.br/
 
2015
 
- Publication in Anais of the VI DAY OF RESEARCH IN PERFORMING ARTS. "Disabling ideas; the creation in Dance in its singular movement". João Pessoa / Paraíba
 
- Organization of the Tectonic Tremors Event between Creation and Politics in the Cycle of Artistic Academic Exchanges, speaker Marila Velloso. PPGDANCA
 
General Coordination of Events of the Cycle of Academic Artistic Exchanges. PPGDANCA
 
Publication/ book chapter - Artistic research and academic research: a controversial articulation. IN Dance Research Flows in Brazil. ORG. Maíra Espanguero. 123p. v.1. MR. EDUFBA. Savior. 2015 CAPES Financial Support
 
- Opinion for scholarship contemplation for Research Project. International Exchange. Capes. / COFECUB
 
- CAPES/ COFECUB ad hoc consulting
 
2016
 
- Publication, Book Chapter : Perfect Bodies (im): reflections for understanding the diversity of the contemporary performer. ISBN 9789727352098. Broken Cross/ Portugal. Faculty of Human Motricity. FMH
 
- CAPES/Fulbright Consulting 2016

Profa. Drª Carmen Paternostro Schaffner

    

PATERNOSTRO, Carmen. Da Dança Expressionista ao teatro coreográfico - Alemanha e Bahia.Salvador: EDUFBA, 2013.

PATERNOSTRO, Carmen. Trabalhos Reunidos 2 Conexão Dança Alemanha Bahia.Org.Salvador: UFBA, 2014.

RENGEL, Lenira Peral; SCHAFFNER, Carmen Paternostro, OLIVEIRA, Eduardo. Dança Corpo e Contemporaneidade. Salvador: UFBA, Escola de Dança, 2016. UAB – UFBA CDU 793.3Item Video da produção Narcissus

 
 
Profa. Drª Daniela Maria Amoroso
 
E-book:
AMOROSO, Daniela. Levanta mulher e corre a roda: dança, estética e diversidade no samba de roda de Cachoeira e São Félix. E-book EDUFBA, 2017. 
 
Book Chapter:
AMOROSO, Daniela. Le corps dans la Samba de Roda: questions de danse et d'ethscénologie. In: Katia Legeret; Andre Helbo. (Org.). La transdisciplinarité en question (s). 1ed.Bruxelas: AISS-IASPA, 2016, v. 1, p. 9-172.
 
Text in congress:
 
AMOROSO, Daniela. Danças Tradicionais na Universidade Brasileira: a dança pensada através do corpo popular. Engrupedança (UNESP), v. 4, p. 52, 2014. 
 
AMOROSO, Daniela. Etnocenologia: conceitos e métodos a partir de um estudo sobre o samba de roda do Recôncavo baiano. VI Congresso ABRACE, 2010. 
 

Performances:

Hortensia, solo resultante da pesquisa de pós-doutoramento.

link teaser 

 
Research Project: 
Do miudinho à umbigada: estudos dos passos e gestos do samba de roda no Recôncavo Baiano em processos de criação em dança. PIBIC/UFBA 2017-2018.
 
Research Group: UMBIGADA- Grupo de Pesquisa em Dança, Cultura e Contemporaneidade (Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq)
 
 
Prof. Dr. Fernando Marques Camargo Ferraz
 

 

FERRAZ, F. M. C.. Rede Terreiro: pluralidades na dança negra Contemporânea. Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologia, v. 33, p. 73-97, 2012. Homepage: http://www.revistas.uff.br/index.php/antropolitica/article/view/139/111;

Série: 2012; ISSN/ISBN: 21797331.

 

BEIGUI, A. ; FERRAZ, F. M. C. . Dança negra no Brasil: Multiplicidade e Estratégias de Reconhecimento. In: BEIGUI, A. (Org.). Black Performance: escrituras em cena. 1ed.Natal: Ed da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017, v. , p. 83-123. (no prelo)
 

 

Monteiro, Marianna ; MANZINI, Y. D. ; FERRAZ, F. M. C. ; BRITO, D. S. ; VIANNA, L. L. . Grupo de Trabalho Dança e Diáspora Negra: itinerários de uma primeira análise.. In: Colóquio Internacional O AFRO CONTEMPORÂNEO NAS ARTES CÊNICAS Perspectivas Teóricas, Poéticas e Pedagógicas., 2015, São Paulo. Anais do Colóquio Internacional O AFRO CONTEMPORÂNEO NAS ARTES CÊNICAS Perspectivas Teóricas, Poéticas e Pedagógicas.. São Paulo: Ed. da Unesp, 2015. v. 1. p. 1-12. 

Homepage: 
http://file:///C:/Users/Dell/Downloads/Anais_Coloquio%20Pronto.pdf; ISSN/ISBN: 9788562309243. 



FERRAZ, F. M. C.. NEGRITUDES NA DIÁSPORA: QUANTAS DANÇAS CABEM NUM CONCEITO. In: III ENCONTRO CIENTÍFICO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA, 2013, Salvador. ANAIS DO III ENCONTRO CIENTÍFICO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA, 2013. p. 1-17. 


 



FERRAZ, F. M. C.. Trânsitos na diáspora: como coreografar uma festa no terreiro.. In: IV Engrupe- Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa em Dança., 2013, Recife. Anais do IV Engrupe- Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa em Dança., 2013. 

Homepage: 
http://engrupe.cooperacdanca.org/index.php/engrupe/engrupe-n4/paper/view/103/102; ISSN/ISBN: 23593806.

 

 
Profa. Drª Gilsamara Moura
 
  
 
 

INTERVIEW:

https://www.youtube.com/watch?v=7pCNgrarF90

https://www.youtube.com/watch?v=B3WV_OFctBA

https://www.youtube.com/watch?v=9dMigvDQlF8

https://www.youtube.com/watch?v=5ylPnhM7R88

https://www.youtube.com/watch?v=CNDlv7hDd4I

OBSERVATÓRIO VIVADANÇA 2015

https://www.youtube.com/watch?v=S5Z0y6vLXmg

SHOW “LOUCA” - GRUPO GESTUS

https://www.youtube.com/watch?v=ugyD7mjDYlY

https://www.youtube.com/watch?v=dRL8xDfxNlE

https://www.youtube.com/watch?v=u8NM7DEhqs0

https://www.youtube.com/watch?v=5ylPnhM7R88

SHOW “VIOLA QUEBRADA” – CENTRO DE DANÇA GILSAMARA MOURA

https://www.youtube.com/watch?v=vfd9CvfAXE4

SHOW “MICRODANÇAS QUE SE DESFAZEM...” – GRUPO GESTUS

https://www.youtube.com/watch?v=2lcRExP9X8s

https://www.youtube.com/watch?v=xOgC0E_sMBU

COREOGRAFIA “JUNTOS” – ESTUDANTES DA ESCOLA DE DANÇA UFBA

https://www.youtube.com/watch?v=NJ1YI8hzVyg

https://www.youtube.com/watch?v=2kdE6YpYOpk

COREOGRAFIA “SPIRA MIRABILIS” – UAI Q DANÇA

https://www.youtube.com/watch?v=nXbqLaXCK8E

PROVOCAÇÃO PROJETO NÓ

https://www.youtube.com/watch?v=2lL9JZ6rwKo

PROVOCAÇÃO GRUPO GESTUS

https://www.youtube.com/watch?v=YUiqYyA1ofY

ESPETÁCULO “CORTADORES” DE MÁRIO NASCIMENTO – GRUPO GESTUS

https://www.youtube.com/watch?v=5Ho7tnyALUA

https://www.youtube.com/watch?v=PX9KeyX3k1A

ESPETÁCULO “VIRAL” DE MÁRIO NASCIMENTO – GRUPO GESTUS

https://www.youtube.com/watch?v=wuEzUjoTRoc

ESPETÁCULO “BAMBÁ”, DE NEUSA SAAD

https://www.youtube.com/watch?v=sqvepIPySCU

ÚLTIMA CRIAÇÃO- 2015 - “ENTRE...A CASA É SUA! VOU PASSAR UM CAFÉ”

https://www.youtube.com/watch?v=Lv4E8kJdNQg

VÍDEO “OVERLAPA” PRODUZIDO PARA PROJETO DE PESQUISA HUMAN CONNECTION – UFBA

https://www.youtube.com/watch?v=faVQKAMUg74

CIA SHUFFLE TRIPS

https://www.youtube.com/watch?v=tBw3Gz5IGn0

https://www.youtube.com/watch?v=KVa9nT2HUa4

https://www.youtube.com/watch?v=YtHsH8Z1y8c

https://www.youtube.com/watch?v=YtHsH8Z1y8c

https://www.youtube.com/watch?v=zt18sRw7P5Y

PROJETO GESTUS CIDADÃOS

https://www.youtube.com/watch?v=rn8JFufAZV8

https://www.youtube.com/watch?v=8i71E8u8x8Q

https://www.youtube.com/watch?v=XzwuhYujLV

 

Profa. Drª Lenira Peral Rengel

  

Books

1.RENGEL, Lenira. Dicionário Laban. 3ª Ed. Guararema, SP: Anadarco, 2014.

2.RENGEL, Lenira. Dicionário Laban. 1ª Ed. Digital. Curitiba: Ponto Vital, 2015.

3.RENGEL, Lenira, SCHAFFNER, Carmen e OLIVEIRA, Eduardo. Dança, Corpo e Contemporaneidade. Salvador: EDUFBA, 2016.

4.RENGEL, Lenira, OLIVEIRA, Eduardo, LUCENA, Aline, GONÇALVES, Camila, SANTOS, Jadiel. Elementos do Movimento na Dança. Salvador: EDUFBA, 2017.

Articles publicados nos Anais online da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança-ANDA www.portalanda.org.br  Comitê Dança em Mediações Educacionais – ver todas as edições

Articles publicado nos Anais online do EDUCOM 2016 http://educonse.com.br – Eixo Arte, Educação e Contemporaneidade:

RENGEL, Lenira, LUCENA, Aline, GONÇALVES, Camila. Contemporaneidade como visão de mundo e como temporalidade: uma tessitura da Dança e corpo na Escola.

www.observarte.ufba.br Observatório das Artes e Comunicação no Ensino Superior Lenira Peral Rengel, vice-coordenadora

Vice-coordenação ( Lenira Peral Rengel)do Simpósio Internacional do Ensino das Artes –  a ser realizado entre 4 e 6 de dezembro de 2017.

Performance/ Dança Como cortei meu cérebro – com o artista Ivald Granato e Lenira Rengel – Caixa Cultural São Paulo, 27 de Março de 2015.

LAB MOCAP:

Vídeo: Lab Mocap PPGDança UFBA

 

Profa. Drª Lucia Matos

 

MAPEAMENTO DA DANÇA - Profa. Dra. Lucia Matos (coordenadora nacional da pesquisa)

RELATÓRIO FINAL DO MAPEAMENTO - Profa. Dra. Lucia Matos (coordenadora nacional da pesquisa)

 

Meu livro - Dança e diferença

Resultado do doutorado de Lúcia Matos, o livro Dança e diferença: cartografia de múltiplos corpos apresenta uma análise de produtos coreográficos de grupos de dança que possuem em seu elenco dançarinos com e sem deficiência. A obra, publicadas pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), teve sua primeira edição lançada em 2012, e a segunda edição ampliada com um posfácio, lançado em 2014. Dança e diferença se insere em um processo de estudos que têm como base a metodologia interpretativa. Utilizando conceitos chaves como o corpo, dança contemporânea, diferença e deficiência para evidenciar a existência de redes de relações estabelecidas na ambiência contemporânea, propõe uma análise crítica acerca do tema.

 

Book Chapter:

MATOS, Lúcia

O Corpo com Deficiência na Dança: Pistas para Potenciais Políticas da Diferença In: Dança em Corpos (Im)Perfeitos: Reflexões para o entendimento da diversidade na performance contemporânea.1 ed.Lisboa : FMH Edições, 2016, v.1, p. 197-208.

MATOS, Lúcia

Breves notas sobre o ensino da dança no sistema educacional brasileiro In: O ensino de dança no mundo contemporâneo: definições, possibilidades e experiências.1 ed.Goiânia : Kelps, 2011, p. 41-56.

 

Book Chapter

MATOS, Lúcia

Writing in the Flesh: body, Identity, Disability and Difference In: Dance in a a world of change - reflections on globalization and cultural.01 ed.Champaign, IL : Human Kinetics, 2008, p. 71-91.

Trabalhos publicados em anais de eventos (completo)

1. MATOS, Lúcia; NUSSBAUMER, G. Mapeamento nacional da dança: os agentes da dança e as políticas setoriais In: VII Seminário Internacional de Políticas Públicas, 2016, Rio de Janeiro.   Anais do VII Seminário Internacional de Políticas Públicas. Rio de Janeiro: Fundação Casa Rui Barbosa, 2016. v.1. p.1270 - 1281

2. MATOS, Lúcia; NUSSBAUMER, G. Mapeamento Nacional da Dança:  subsídios para as políticas setoriais de dança In: XI ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2015, Salvador.   EDIÇÃO 2015 – XI ENECULT. Salvador: CULT, 2015. v.1. p.1 - 13

3. MATOS, Lúcia. The Current State of Dance Micro and Macro Policies in Brazil In: Congress on Research in Dance 2013 - Decentering Dance Studies: moving in new global orders, 2013, Riverside, CA.  Congress on Research in Dance Conference Proceedings. New York: Cambridge University Press, 2014. v.1. p.114 - 120

4. MATOS, Lúcia (BIO)POLÍTICA, DIFERENÇA E A DANÇA NA EDUCAÇÃO In: Seminário Internacional Descobrir a Dança / Descobrindo através da Dança, 2012, Lisboa, Portugal.   Livro de Atas do SIDD2011 Seminário Internacional Descobrir a Dança / Descobrindo através da Dança. Lisboa, Portugal: Faculdade de Motricidade Humana Serviço de Edições, 2012. v.01. p.26 - 42

5. CASTRO, F. D.; MATOS, Lúcia; OLIVEIRA, E. CORPO COM DEFICIÊNCIA: UMA AÇÃO POLÍTICA PARA EMANCIPAÇÃO In: Corpos (im)perfeitos na performance Contemporânea -  Conferência internacional, 2012, Almada, Portugal.   Conferência Internacional 2012 Corpos (Im)Perfeitos na Performance Contemporânea - Livro de Atas. Lisboa, Portugal: Faculdade de Motricidade Humana, 2012. v.01. p.189 - 196

6. MATOS, Lúcia DANÇA E DIFERENÇA: MICROPOLÍTICAS E ESPAÇOS DE RESISTÊNCIA EM PROCESSOS ARTÍSTICOS E EDUCATIVOS EM DANÇA In: Corpos (im)perfeitos na Performance Contemporânea -  Conferência internacional, 2012, Almada, Portugal.   Conferência Internacional 2012 Corpos (Im)Perfeitos na Performance Contemporânea - Livro de Atas.. Lisboa, Portugal: Faculdade de Motricidade Humana, 2012. v.01. p.183 - 188

7. MATOS, Lúcia A formação de artistas-docentes em dança: espaços de incerteza e de ação compartilhada e política In: VI Congresso da ABRACE (Assoc. Brasileira de Pós-Grad. e Pesquisadores em Artes Cênicas), 2010, São Paulo.  Memória Abrace Digital. São Paulo: UNESP, 2010. p.1 - 5

8. MATOS, Lúcia THINKING AND WORKING IN A NETWORK: THE CONTRIBUTION OF SOCIAL DANCE NETWORKS IN BRAZIL AND LATIN AMERICA TO THE ENACTMENT OF CULTURAL AND EDUCATIONAL POLICIES FOR DANCE In: World Dance Alliance Global Summit - In time together: Viewing and reviewing contemporary dance practice, 2010, New York City.   In time together: Viewing and reviewing contemporary dance practice, Proceedings of the 2010 World Dance Alliance Global Summit. Editor Linda Cawdell. New York; Texas: World Dance Alliance-Americas and hosted by Texas Woman’s University, 2010. v.1. p.1 - 8

 

Profa.Drª Ludmila Pimentel

 

PIMENTEL, L. C. M. El cuerpo hibrido en la danza: transformaciones en el lenguaje coreografico a partir de las tecnologias digitales (Version impressa por Editorial PUBLICIA) ). Saarbrucken, Alemanha : Editorial PUBLICIA, 2015, v.1. p.488. Referências adicionais : Alemanha/Espanhol. Meio de divulgação: Impresso, ISBN: 9783639648812, Home page:https://www.morebooks.de/es/p_978-3-639-64881-2

Full papers published in Anais of events:

PIMENTEL, L. C. M., MISI, Mirella. New Sensual Experiences of Embodiment in Dance: An Interface between Merleau-Ponty and Gretchen Schiller concepts In: ARTECH 2015: Creating Digital Emotions/proceedings of the 7th International Conference on Digital Arts, 2015, Óbidos.Proceedings of the 7th International Conference on Digital Arts. Óbidos: Artech-International, 2015. v.unico. p.239 – 243.Áreas do conhecimento : Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações,Corpo e Cibercultura. Referências adicionais : Portugal/Inglês. Meio de divulgação: Vários. Home page: [http://https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/4445]

PIMENTEL, L. C. M., REGO, Isa Sara Pereira. Um exemplo de cibercorpo na Dança: A performance e o pensamento de Isabelle Choiniere In: ARTECH 2015: Creating Digital Emotions/proceedings of the 7th International Conference on Digital Arts, 2015, Obidos, Portugal. Proceedings of the 7th International Conference on Digital Arts. Obidos, Portugal: Artech-International, 2015. v.unico. p.181 – 189.Palavras-chave: Cibercorpo, Filosofia, Corpo e Tecnologia. Referências adicionais : Portugal/Português. Meio de divulgação: Vários. Home page: [http://https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/4445]

MISI, MIRELLA; PIMENTEL, LUDMILA

Interfaces Between Don Idhe, Merleau-Ponty, and Gretchen Schiller´s Embodiment Concepts Applied to Mediadance. In:

International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics. , v.7, 2016.

www.igi-global.com/article/interfaces- between-don- idhe-merleau-ponty-and- gretchen-schillers- embodiment-concepts-

applied-to- mediadance/178508 [ doi:10.4018/ijcicg.2016070101 ]
 

MISI, MIRELLA; PIMENTEL, LUDMILA

The Virtual Body is Real! Phenomenological and Post-phenomenological Perspectives in Mediadance. In: The Oxford

Handbook of Screendance Studies.1 ed.Oxford : Oxford, 2016.

https://global.oup.com/academic/product/the-oxford- handbook-of- screendance-studies- 9780199981601?cc=us&lang=en# [

ISBN: 9780199981]

MISI, MIRELLA; PIMENTEL, LUDMILA

New Sensual Experiences of Embodiment in Dance. In: ARTECH Conference 2015: Creating Digital E-Motions, 2015,

Óbidos, Portugal. Artech 2015: Proceedings of the 7th International Conference on Digital Arts. 2015. p.247 - 251

www.researchgate.net/publication/313948930_Interfaces_Between_Don_Idhe_M...

Ponty_and_Gretchen_Schillers_Embodiment_Concepts_Applied_to_Mediadance
 

PIMENTEL, LUDMILA; MISI, Mirella; AMOROSO, Daniela; ROCHA, Virginia; OLIVEIRA, Andréia; FRINHANI, A. C.;

BASTOS, Dorotéa; REGO, I. S.; RIBEIRO, Natália

Especificidades e Interfaces entre as Tecnologias Motion Tracking e Motion Capture. In: Artech Conference 2012: Crossing

Digital Boundaries, 2012, Faro.

Proceedings of 6th International Conference on Digital Arts. Faro: Grupo Português de Computação Gráfica e ARTECH

International, 2012. p.333 - 336

http://artech-international.org/Ficheiros/Proceedings_ARTECH- 2012.pdf
 

PIMENTEL, LUDMILA; MISI, Mirella; AMOROSO, Daniela

Que es mismo Mediadance? Interfaces entre Allegra Fuller Snyder y Gretchen Shiller. In: Artech Conference 2012:

Crossing Digital Boundaries, 2012, Faro.

Proceedings of the 6th International Conference on Digital Arts. Faro: Grupo Português de Computação Gráfica e

ARTECH International, 2012. p.389 – 392.

http://artech-international.org/Ficheiros/Proceedings_ARTECH- 2012.pdf
 

MISI, Mirella; PIMENTEL, L.

4 Dreming: O duplo digital como estratégia de análise da presença-ausência em ambientes interativos In: Artech

Conference 2012: Crossing Digital Boundaries, 2012, Faro.

Proceedings of 6th International Conference on Digital Arts. Faro: Grupo Português de Computação Gráfica e ARTECH

International, 2012. p.341 – 343.

http://artech-international.org/Ficheiros/Proceedings_ARTECH- 2012.pdf
 

PIMENTEL, L.; MISI, MIRELLA

Sintel: Um Corpo Ciborgue construído com a tecnologia Blender. In: Conferência Blender PT 2013 - Promoção, Intercâmbio

e Partilha Digital 3D, 2013, Porto, Portugal: Universidade Católica Editora, 2013. v.1.

https://www.academia.edu/3306817/Sintel_Um_Corpo_Ciborgue_Construi_do_co...

Awards and titles

Melhor Short Paper da ARTECH International Conference 2015, Obidos, Portugal, ARTEC

 

Profa. Drª Maíra Spanghero

SPANGHERO, M.. A dança dos encéfalos acesos. São Paulo: Itaú Cultural, 2003. Disponível para download no link: https://ufba.academia.edu/MairaSpanghero

SPANGHERO, M.. Sobre a vontade de ultrapassar. In: Sigrid Nora. (Org.). Húmus 1. Caxias do Sul/RS: Lorigraf Gráfica e Editora, 2004, v. 1, p. 32-41.

SPANGHERO, M. (org.). Fluxos de pesquisa em dança no Brasil. 1. ed. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2015. v. 1. 123p.

SPANGHERO, M.. Cena 11: The Remote-Controlled Dance (Org. Gretchen Schiller e Sarah Rubidge). In: Gretchen Schiller; Sarah Rubidge. (Org.). Choreographic Dwellings: practising place. 1ed.Londres: Palgrave Macmillan, 2014, v. 1, p. 156-176.

SPANGHERO, M.. Dançando números, formas e padrões. Revista Científica/FAP (Curitiba. Online), v. 11, p. 123-144, 2014. Disponível para download no link: https://ufba.academia.edu/MairaSpanghero

SPANGHERO, M.; MARQUES, R. ; MELO, A. M. ; SETENTA, J. . Corpo, memória e território. In: Seminário Intersecções, 2013, Recife/PE. Seminário Intersecções: Corpo e Memória. Recife/PE: Editora Universitária da UFPE, 2013. v. 2. p. 597-605. Disponível para download no link: https://ufba.academia.edu/MairaSpanghero

SPANGHERO, M.; TONEZZI, J. ; Bulhões-Carvalho, A.M. de ; VELLOSO, Rubes . Tecnologia para entender dança: as notações coreográficas. Moringa (João Pessoa), v. 2, p. 71-80, 2011. Disponível para download no link: https://ufba.academia.edu/MairaSpanghero

ARTISTIC PRODUCTION

Projétil Billy, the Kid (dançarina, concepção de Tiago Ribeiro). 2014. Obra coreográfica. RIBEIRO, N.T. ; SPANGHERO, M. ; COUTO, F. ; ROCHA, E. ; BOING, B. ; NONATO, M. ; OLIVEIRA, J. ; SABOIA, D.

 

Projétil, Billy the Kid, Biblioteca dos Barris. FOTO: Tiago Lima (2014)

Projétil, Billy the Kid, Campo Grande. FOTO: Pati Almeida (2014)

Divina Caverna (dançarina, concepção Tiago Ribeiro). 2015. Obra coreográfica.

RIBEIRO, N.T. ; BOING, B. ; SPANGHERO, M. ; NASCIMENTO, R. ; TUPINIQUIM, I. ; ROCHA, E. ; AGUIAR, L. ; VALLIM, A. ; MOREIRA, L. ; COUTO, F. .

SPANGHERO, M.. A Justiceira do Agreste (performance e lançamento de explosivos). 2015. Performática.

DANÇA COVER

WE ARE TRISHA BROWN (DANÇA COVER ≠ 2). 2014. Coreográfica.

PANGHERO, M.; SETENTA, J. ; Dantas, C. ; JÚNIOR, J.R. ; RIZEK, A. S. .

The Dance Brazil Cover. 2014. Coreográfica. SPANGHERO, M.; SETENTA, J. ; Dantas, C. ; TUPINIQUIM, I. ; TIMBO, J. ; AMBROZII, M. .

A Justiceira do Agreste (solo). 2014. Coreográfica. SPANGHERO, M.; MARTINEZ, S. .

Artes Visuais

SPANGHERO, M.. A Justiceira do Agreste: manual de exercícios e pequenos roubos. 2014. Livro de Artista. Disponível para compra através do email maira.spanghero@gmail.com

 

Profa. Drª Rita Ferreira de Aquino

Book

RANGEL, Beth; AQUINO, Rita F.; COSTA, Suzane Lima (Orgs). Referenciais Curriculares de Arte para o Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Salvador. Prefeitura Municipal de Educação de Salvador; Universidade Federal da Bahia. Itajaí: Casa Aberta Editora, 2017.

Artigo completo publicado em periódico

AQUINO, R. F.. Arte participativa, mediação cultural e práticas colaborativas: perspectivas para uma curadoria expandida. Repertório: Teatro & Dança (Online), v. 1, p. 90-103, 2017.

Disponível em: Acesse o Link

Artigos completos publicados nos Anais online do Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade - EDUCOM - http://educonse.com.br – Eixo Arte, Educação e Contemporaneidade:

ASSIS, T. S.; AQUINO, R. F.; BRANDÃO, A. E. S. “Amplificando experiências: perspectivas metodológicas para pensar a formação de professores de Dança”. In: X Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade', 2016, Sergipe. X Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade". 2016. v.1. p.1 – 19

AQUINO, R. F.; BRANDÃO, A. E. S. “Instituições públicas de educação superior e educação básica em articulação e retroalimentação: estudo de caso do projeto Arte no Currículo, convênio entre a UFBA e a SMED”. In: X Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade', 2016, Sergipe. X Colóquio Internacional. , 2016. v.1. p.1 – 12

AQUINO, R. F. “Práticas colaborativas e redes de aprendizagem em projetos artístico-educativos: um estudo de caso em Salvador”. In: IX Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade', 2015, Sergipe. IX Colóquio Internacional. 2015. v.1. p.1 – 18.

Artigo completo publicado nos Anais online da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança – ANDA - www.portalanda.org.br  - Comitê Dança em Mediações Educacionais:

AQUINO, R. F.; GUIMARÃES, D. B.; BICHARA, I. C. S.; VALENTIM, L.; PUGLIESE, L. S.; SOUZA, B. A. A. “Por uma ecologia de saberes: a experiência do curso noturno de Licenciatura em Dança da Escola de Dança da UFBA”. In: IV Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança - ANDA 'Formação em Dança: estratégias de emancipação', 2016, Goiânia. Anais do IV Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança. , 2016. v.1. p.203 – 212

Projetos de pesquisa

ARTE NO CURRÍCULO: CONVÊNIO 2015-2016 ENTRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA E A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SALVADOR. Atuação: Vice-Coordenação do projeto.

Project Video

Produções artístico-culturais

25 Apresentações do espetáculo de dança LOOPING: BAHIA OVERDUB, dirigido por Rita Aquino, Felipe de Assis e Leonardo França. “Looping: Bahia Overdub” foi indicado ao Prêmio Bravo! na categoria Melhor Espetáculo de Dança 2016. Foi também considerado pelo jornal O Globo, juntamente com “Ouriço”, solo assinado pelo artista da dança Leonardo França, um dos dez melhores espetáculos de dança que se apresentaram no Rio de Janeiro, em 2016. O espetáculo participou de importantes festivais e eventos, tais como Festival Panorama (RJ), Cena Contemporânea Festival Internacional de Teatro de Brasília (DF), IC Encontro de Artes, Festival Internacional Vivadanca, Festival Latino Americano de Teatro da Bahia, A Dança Ocupa o Porto – Itacaré, Academia da Crise – Museu de Arte Moderna da Bahia e Amostrão Vila Verão no Teatro Vila Velha (BA).

Link Site 

Link Teaser

Link Vídeo do espetáculo

 

 

 

 

 

 

 

 

English