Academic Production
Profa. Dra. Amélia Vitória de Souza Conrado
Articles published in books, magazines and websites
CONRADO, A. V. S.; BIRIBA, R. .A Roda de Capoeira e sua contribuição para a identidade cultural brasileira. Nuevamérica (Buenos Aires), v. 1, p. 58-63, 2016
CONRADO, A. V. S.. Maria Meia Noite: Pesquisa Cênica Afro-brasileira e desafios do processo criativo em dança. Revista Repertório Teatro & Dança, v. 24, Salvador: EDUFBA, 2015, p. 201-217
https://portalseer.ufba.br/
CONRADO, A. V. S.; MIRANDA, Joseania Freitas ; ARAUJO, R. C. ; OLIVEIRA, E. . Capoeira Angola e seus princípios educativos. In: Joseania Miranda Freitas. (Org.). Uma Coleção Biografica: os mestres Pastinha, Bimba e Cobrinha Verde no Museu Afro-Brasileiro da UFBA. 1ªed. SALVADOR: EDUFBA, 2015, v. 01, p. 213-223.
CONRADO, A. V. S.; FRANCA, A. L. ; CAMPOS, H. J. B. C. ; Pedro Abib . Capoeira no Currículo de Educação Física da UFBA. Uma Coleção Biografica: os mestres Pastinha, Bimba e Cobrinha Verde no Museu Afro-Brasileiro da UFBA. 1ªed.SALVADOR: EDUFBA, 2015, v. 01, p. 225-236.
CONRADO, Amélia Vitória de Souza. Danses & rites au Brésil. Traditions & dialogues contemporains. IN SOULAGES, François (org.) Mondialisation&Frontières: arts, cultures &politiques. Collection Local &Global. L’Harmattan. Paris-France, 2014 (p.173-178)
CONRADO, Amélia Vitória de Souza. Corpos Dançantes e Negritude: arte, educação e história afro-brasileira IN: Anais: V CBPN – Congresso Baiano de Pesquisadores Negros, IV Encontro Estadual de Educação das Relações Étnicas, XI Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira e II Seminário do Mesqtrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade. (16 a 20 de novembro de 2015: Jequié-BA/Marise de Santana (Coordenadora). Jequié: UESB, 2015, p. 1582- 1590
http://www.uesb.br/eventos/
Artistic Production
Espetáculo de Dança Maria Meia Noite
Temporada nos Teatros: ICBA- Instituto Cultural Brasil-Alemanha, Plataforma, Martim Gonçalves, ISBA, Escola de Belas Artes-UFBA. Salvador, 2014
https://mariameianoite.
"Pernambuco, uma nação africana". XXXI ª Noite da Beleza Negra do Bloco Afro Ilê Aiyê , Salvador-Bahia, 2010
Coreógrafas, Conrado, Amélia e Conrado, Margarete e intérpretes-criadores.
https://www.youtube.com/watch?
Ongoing searches
Período (2017-2020)
Título: "Dança, Relações étnico-raciais e Educação"
A pesquisa objetiva fomentar o trato ao conhecimento da Dança relacionado a uma perspectiva de educação e arte voltada às problemáticas étnico-raciais, enquanto um campo epistemológico do pensamento contemporâneo; Levantar a contribuição artística, política e cultural africana, afro-brasileira e indígena na dinâmica e processo civilizatório brasileiro, vislumbrando ressignificar os sentidos e valores a partir de uma intelectualidade científica cujos aportes configuram-se como não-hegemônicos; Construir redes de reflexões inter e transdisciplinares no campo da dança, articulado a uma metodologia de pesquisa-ação que vislumbra a organização de grupo de pesquisa, visando intercambio de práticas, difusão de estudos e produção de materiais que possam ser devolvidos às comunidades tradicionais, artistas e agentes culturais, enquanto estratégias voltadas à autonomia e empoderamento dos setores sociais e políticos que compõem esta rede.
Research Group
Amélia Conrado é Líder do GIRA - Grupo de Pesquisa em Culturas Indígenas, Repertórios Afro-brasileiros e Populares
Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ
Profa. Drª Adriana Bittencourt Machado
2013
Profa. Drª Carmen Paternostro Schaffner
PATERNOSTRO, Carmen. Da Dança Expressionista ao teatro coreográfico - Alemanha e Bahia.Salvador: EDUFBA, 2013.
PATERNOSTRO, Carmen. Trabalhos Reunidos 2 Conexão Dança Alemanha Bahia.Org.Salvador: UFBA, 2014.
RENGEL, Lenira Peral; SCHAFFNER, Carmen Paternostro, OLIVEIRA, Eduardo. Dança Corpo e Contemporaneidade. Salvador: UFBA, Escola de Dança, 2016. UAB – UFBA CDU 793.3Item Video da produção Narcissus
Performances:
Hortensia, solo resultante da pesquisa de pós-doutoramento.
FERRAZ, F. M. C.. Rede Terreiro: pluralidades na dança negra Contemporânea. Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologia, v. 33, p. 73-97, 2012. Homepage: http://www.revistas.
Série: 2012; ISSN/ISBN: 21797331.
Monteiro, Marianna ; MANZINI, Y. D. ; FERRAZ, F. M. C. ; BRITO, D. S. ; VIANNA, L. L. . Grupo de Trabalho Dança e Diáspora Negra: itinerários de uma primeira análise.. In: Colóquio Internacional O AFRO CONTEMPORÂNEO NAS ARTES CÊNICAS Perspectivas Teóricas, Poéticas e Pedagógicas., 2015, São Paulo. Anais do Colóquio Internacional O AFRO CONTEMPORÂNEO NAS ARTES CÊNICAS Perspectivas Teóricas, Poéticas e Pedagógicas.. São Paulo: Ed. da Unesp, 2015. v. 1. p. 1-12.
Homepage: http://file:///C:/
FERRAZ, F. M. C.. NEGRITUDES NA DIÁSPORA: QUANTAS DANÇAS CABEM NUM CONCEITO. In: III ENCONTRO CIENTÍFICO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA, 2013, Salvador. ANAIS DO III ENCONTRO CIENTÍFICO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA, 2013. p. 1-17.
FERRAZ, F. M. C.. Trânsitos na diáspora: como coreografar uma festa no terreiro.. In: IV Engrupe- Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa em Dança., 2013, Recife. Anais do IV Engrupe- Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa em Dança., 2013.
Homepage: http://engrupe.




INTERVIEW:
https://www.youtube.com/watch?v=7pCNgrarF90
https://www.youtube.com/watch?v=B3WV_OFctBA
https://www.youtube.com/watch?v=9dMigvDQlF8
https://www.youtube.com/watch?v=5ylPnhM7R88
https://www.youtube.com/watch?v=CNDlv7hDd4I
OBSERVATÓRIO VIVADANÇA 2015
https://www.youtube.com/watch?v=S5Z0y6vLXmg
SHOW “LOUCA” - GRUPO GESTUS
https://www.youtube.com/watch?v=ugyD7mjDYlY
https://www.youtube.com/watch?v=dRL8xDfxNlE
https://www.youtube.com/watch?v=u8NM7DEhqs0
https://www.youtube.com/watch?v=5ylPnhM7R88
SHOW “VIOLA QUEBRADA” – CENTRO DE DANÇA GILSAMARA MOURA
https://www.youtube.com/watch?v=vfd9CvfAXE4
SHOW “MICRODANÇAS QUE SE DESFAZEM...” – GRUPO GESTUS
https://www.youtube.com/watch?v=2lcRExP9X8s
https://www.youtube.com/watch?v=xOgC0E_sMBU
COREOGRAFIA “JUNTOS” – ESTUDANTES DA ESCOLA DE DANÇA UFBA
https://www.youtube.com/watch?v=NJ1YI8hzVyg
https://www.youtube.com/watch?v=2kdE6YpYOpk
COREOGRAFIA “SPIRA MIRABILIS” – UAI Q DANÇA
https://www.youtube.com/watch?v=nXbqLaXCK8E
PROVOCAÇÃO PROJETO NÓ
https://www.youtube.com/watch?v=2lL9JZ6rwKo
PROVOCAÇÃO GRUPO GESTUS
https://www.youtube.com/watch?v=YUiqYyA1ofY
ESPETÁCULO “CORTADORES” DE MÁRIO NASCIMENTO – GRUPO GESTUS
https://www.youtube.com/watch?v=5Ho7tnyALUA
https://www.youtube.com/watch?v=PX9KeyX3k1A
ESPETÁCULO “VIRAL” DE MÁRIO NASCIMENTO – GRUPO GESTUS
https://www.youtube.com/watch?v=wuEzUjoTRoc
ESPETÁCULO “BAMBÁ”, DE NEUSA SAAD
https://www.youtube.com/watch?v=sqvepIPySCU
ÚLTIMA CRIAÇÃO- 2015 - “ENTRE...A CASA É SUA! VOU PASSAR UM CAFÉ”
https://www.youtube.com/watch?v=Lv4E8kJdNQg
VÍDEO “OVERLAPA” PRODUZIDO PARA PROJETO DE PESQUISA HUMAN CONNECTION – UFBA
https://www.youtube.com/watch?v=faVQKAMUg74
CIA SHUFFLE TRIPS
https://www.youtube.com/watch?v=tBw3Gz5IGn0
https://www.youtube.com/watch?v=KVa9nT2HUa4
https://www.youtube.com/watch?v=YtHsH8Z1y8c
https://www.youtube.com/watch?v=YtHsH8Z1y8c
https://www.youtube.com/watch?v=zt18sRw7P5Y
PROJETO GESTUS CIDADÃOS
https://www.youtube.com/watch?v=rn8JFufAZV8
Profa. Drª Lenira Peral Rengel
Books
1.RENGEL, Lenira. Dicionário Laban. 3ª Ed. Guararema, SP: Anadarco, 2014.
2.RENGEL, Lenira. Dicionário Laban. 1ª Ed. Digital. Curitiba: Ponto Vital, 2015.
3.RENGEL, Lenira, SCHAFFNER, Carmen e OLIVEIRA, Eduardo. Dança, Corpo e Contemporaneidade. Salvador: EDUFBA, 2016.
4.RENGEL, Lenira, OLIVEIRA, Eduardo, LUCENA, Aline, GONÇALVES, Camila, SANTOS, Jadiel. Elementos do Movimento na Dança. Salvador: EDUFBA, 2017.
Articles publicados nos Anais online da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança-ANDA www.portalanda.org.br Comitê Dança em Mediações Educacionais – ver todas as edições
Articles publicado nos Anais online do EDUCOM 2016 http://educonse.com.br – Eixo Arte, Educação e Contemporaneidade:
RENGEL, Lenira, LUCENA, Aline, GONÇALVES, Camila. Contemporaneidade como visão de mundo e como temporalidade: uma tessitura da Dança e corpo na Escola.
www.observarte.ufba.br Observatório das Artes e Comunicação no Ensino Superior Lenira Peral Rengel, vice-coordenadora
Vice-coordenação ( Lenira Peral Rengel)do Simpósio Internacional do Ensino das Artes – a ser realizado entre 4 e 6 de dezembro de 2017.
Performance/ Dança Como cortei meu cérebro – com o artista Ivald Granato e Lenira Rengel – Caixa Cultural São Paulo, 27 de Março de 2015.
LAB MOCAP:
Vídeo: Lab Mocap PPGDança UFBA
Profa. Drª Lucia Matos
MAPEAMENTO DA DANÇA - Profa. Dra. Lucia Matos (coordenadora nacional da pesquisa)
RELATÓRIO FINAL DO MAPEAMENTO - Profa. Dra. Lucia Matos (coordenadora nacional da pesquisa)
Resultado do doutorado de Lúcia Matos, o livro Dança e diferença: cartografia de múltiplos corpos apresenta uma análise de produtos coreográficos de grupos de dança que possuem em seu elenco dançarinos com e sem deficiência. A obra, publicadas pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), teve sua primeira edição lançada em 2012, e a segunda edição ampliada com um posfácio, lançado em 2014. Dança e diferença se insere em um processo de estudos que têm como base a metodologia interpretativa. Utilizando conceitos chaves como o corpo, dança contemporânea, diferença e deficiência para evidenciar a existência de redes de relações estabelecidas na ambiência contemporânea, propõe uma análise crítica acerca do tema.
MATOS, Lúcia
O Corpo com Deficiência na Dança: Pistas para Potenciais Políticas da Diferença In: Dança em Corpos (Im)Perfeitos: Reflexões para o entendimento da diversidade na performance contemporânea.1 ed.Lisboa : FMH Edições, 2016, v.1, p. 197-208.
MATOS, Lúcia
Breves notas sobre o ensino da dança no sistema educacional brasileiro In: O ensino de dança no mundo contemporâneo: definições, possibilidades e experiências.1 ed.Goiânia : Kelps, 2011, p. 41-56.
Book Chapter
MATOS, Lúcia
Writing in the Flesh: body, Identity, Disability and Difference In: Dance in a a world of change - reflections on globalization and cultural.01 ed.Champaign, IL : Human Kinetics, 2008, p. 71-91.
Trabalhos publicados em anais de eventos (completo)
1. MATOS, Lúcia; NUSSBAUMER, G. Mapeamento nacional da dança: os agentes da dança e as políticas setoriais In: VII Seminário Internacional de Políticas Públicas, 2016, Rio de Janeiro. Anais do VII Seminário Internacional de Políticas Públicas. Rio de Janeiro: Fundação Casa Rui Barbosa, 2016. v.1. p.1270 - 1281
2. MATOS, Lúcia; NUSSBAUMER, G. Mapeamento Nacional da Dança: subsídios para as políticas setoriais de dança In: XI ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2015, Salvador. EDIÇÃO 2015 – XI ENECULT. Salvador: CULT, 2015. v.1. p.1 - 13
3. MATOS, Lúcia. The Current State of Dance Micro and Macro Policies in Brazil In: Congress on Research in Dance 2013 - Decentering Dance Studies: moving in new global orders, 2013, Riverside, CA. Congress on Research in Dance Conference Proceedings. New York: Cambridge University Press, 2014. v.1. p.114 - 120
4. MATOS, Lúcia (BIO)POLÍTICA, DIFERENÇA E A DANÇA NA EDUCAÇÃO In: Seminário Internacional Descobrir a Dança / Descobrindo através da Dança, 2012, Lisboa, Portugal. Livro de Atas do SIDD2011 Seminário Internacional Descobrir a Dança / Descobrindo através da Dança. Lisboa, Portugal: Faculdade de Motricidade Humana Serviço de Edições, 2012. v.01. p.26 - 42
5. CASTRO, F. D.; MATOS, Lúcia; OLIVEIRA, E. CORPO COM DEFICIÊNCIA: UMA AÇÃO POLÍTICA PARA EMANCIPAÇÃO In: Corpos (im)perfeitos na performance Contemporânea - Conferência internacional, 2012, Almada, Portugal. Conferência Internacional 2012 Corpos (Im)Perfeitos na Performance Contemporânea - Livro de Atas. Lisboa, Portugal: Faculdade de Motricidade Humana, 2012. v.01. p.189 - 196
6. MATOS, Lúcia DANÇA E DIFERENÇA: MICROPOLÍTICAS E ESPAÇOS DE RESISTÊNCIA EM PROCESSOS ARTÍSTICOS E EDUCATIVOS EM DANÇA In: Corpos (im)perfeitos na Performance Contemporânea - Conferência internacional, 2012, Almada, Portugal. Conferência Internacional 2012 Corpos (Im)Perfeitos na Performance Contemporânea - Livro de Atas.. Lisboa, Portugal: Faculdade de Motricidade Humana, 2012. v.01. p.183 - 188
7. MATOS, Lúcia A formação de artistas-docentes em dança: espaços de incerteza e de ação compartilhada e política In: VI Congresso da ABRACE (Assoc. Brasileira de Pós-Grad. e Pesquisadores em Artes Cênicas), 2010, São Paulo. Memória Abrace Digital. São Paulo: UNESP, 2010. p.1 - 5
8. MATOS, Lúcia THINKING AND WORKING IN A NETWORK: THE CONTRIBUTION OF SOCIAL DANCE NETWORKS IN BRAZIL AND LATIN AMERICA TO THE ENACTMENT OF CULTURAL AND EDUCATIONAL POLICIES FOR DANCE In: World Dance Alliance Global Summit - In time together: Viewing and reviewing contemporary dance practice, 2010, New York City. In time together: Viewing and reviewing contemporary dance practice, Proceedings of the 2010 World Dance Alliance Global Summit. Editor Linda Cawdell. New York; Texas: World Dance Alliance-Americas and hosted by Texas Woman’s University, 2010. v.1. p.1 - 8
Profa.Drª Ludmila Pimentel
PIMENTEL, L. C. M. El cuerpo hibrido en la danza: transformaciones en el lenguaje coreografico a partir de las tecnologias digitales (Version impressa por Editorial PUBLICIA) ). Saarbrucken, Alemanha : Editorial PUBLICIA, 2015, v.1. p.488. Referências adicionais : Alemanha/Espanhol. Meio de divulgação: Impresso, ISBN: 9783639648812, Home page:https://www.morebooks.de/
Full papers published in Anais of events:
PIMENTEL, L. C. M., MISI, Mirella. New Sensual Experiences of Embodiment in Dance: An Interface between Merleau-Ponty and Gretchen Schiller concepts In: ARTECH 2015: Creating Digital Emotions/proceedings of the 7th International Conference on Digital Arts, 2015, Óbidos.Proceedings of the 7th International Conference on Digital Arts. Óbidos: Artech-International, 2015. v.unico. p.239 – 243.Áreas do conhecimento : Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações,Corpo e Cibercultura. Referências adicionais : Portugal/Inglês. Meio de divulgação: Vários. Home page: [http://https://
PIMENTEL, L. C. M., REGO, Isa Sara Pereira. Um exemplo de cibercorpo na Dança: A performance e o pensamento de Isabelle Choiniere In: ARTECH 2015: Creating Digital Emotions/proceedings of the 7th International Conference on Digital Arts, 2015, Obidos, Portugal. Proceedings of the 7th International Conference on Digital Arts. Obidos, Portugal: Artech-International, 2015. v.unico. p.181 – 189.Palavras-chave: Cibercorpo, Filosofia, Corpo e Tecnologia. Referências adicionais : Portugal/Português. Meio de divulgação: Vários. Home page: [http://https://
MISI, MIRELLA; PIMENTEL, LUDMILA
Interfaces Between Don Idhe, Merleau-Ponty, and Gretchen Schiller´s Embodiment Concepts Applied to Mediadance. In:
International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics. , v.7, 2016.
www.igi-global.com/article/interfaces- between-don- idhe-merleau-ponty-and- gretchen-schillers- embodiment-concepts-
applied-to- mediadance/178508 [ doi:10.4018/ijcicg.2016070101 ]
MISI, MIRELLA; PIMENTEL, LUDMILA
The Virtual Body is Real! Phenomenological and Post-phenomenological Perspectives in Mediadance. In: The Oxford
Handbook of Screendance Studies.1 ed.Oxford : Oxford, 2016.
https://global.oup.com/academic/product/the-oxford- handbook-of- screendance-studies- 9780199981601?cc=us&lang=en# [
ISBN: 9780199981]
MISI, MIRELLA; PIMENTEL, LUDMILA
New Sensual Experiences of Embodiment in Dance. In: ARTECH Conference 2015: Creating Digital E-Motions, 2015,
Óbidos, Portugal. Artech 2015: Proceedings of the 7th International Conference on Digital Arts. 2015. p.247 - 251
www.researchgate.net/publication/313948930_Interfaces_Between_Don_Idhe_M...
Ponty_and_Gretchen_Schillers_Embodiment_Concepts_Applied_to_Mediadance
PIMENTEL, LUDMILA; MISI, Mirella; AMOROSO, Daniela; ROCHA, Virginia; OLIVEIRA, Andréia; FRINHANI, A. C.;
BASTOS, Dorotéa; REGO, I. S.; RIBEIRO, Natália
Especificidades e Interfaces entre as Tecnologias Motion Tracking e Motion Capture. In: Artech Conference 2012: Crossing
Digital Boundaries, 2012, Faro.
Proceedings of 6th International Conference on Digital Arts. Faro: Grupo Português de Computação Gráfica e ARTECH
International, 2012. p.333 - 336
http://artech-international.org/Ficheiros/Proceedings_ARTECH- 2012.pdf
PIMENTEL, LUDMILA; MISI, Mirella; AMOROSO, Daniela
Que es mismo Mediadance? Interfaces entre Allegra Fuller Snyder y Gretchen Shiller. In: Artech Conference 2012:
Crossing Digital Boundaries, 2012, Faro.
Proceedings of the 6th International Conference on Digital Arts. Faro: Grupo Português de Computação Gráfica e
ARTECH International, 2012. p.389 – 392.
http://artech-international.org/Ficheiros/Proceedings_ARTECH- 2012.pdf
MISI, Mirella; PIMENTEL, L.
4 Dreming: O duplo digital como estratégia de análise da presença-ausência em ambientes interativos In: Artech
Conference 2012: Crossing Digital Boundaries, 2012, Faro.
Proceedings of 6th International Conference on Digital Arts. Faro: Grupo Português de Computação Gráfica e ARTECH
International, 2012. p.341 – 343.
http://artech-international.org/Ficheiros/Proceedings_ARTECH- 2012.pdf
PIMENTEL, L.; MISI, MIRELLA
Sintel: Um Corpo Ciborgue construído com a tecnologia Blender. In: Conferência Blender PT 2013 - Promoção, Intercâmbio
e Partilha Digital 3D, 2013, Porto, Portugal: Universidade Católica Editora, 2013. v.1.
https://www.academia.edu/3306817/Sintel_Um_Corpo_Ciborgue_Construi_do_co...
Awards and titles
Melhor Short Paper da ARTECH International Conference 2015, Obidos, Portugal, ARTEC
Profa. Drª Maíra Spanghero
SPANGHERO, M.. A dança dos encéfalos acesos. São Paulo: Itaú Cultural, 2003. Disponível para download no link: https://ufba.academia.edu/MairaSpanghero
SPANGHERO, M.. Sobre a vontade de ultrapassar. In: Sigrid Nora. (Org.). Húmus 1. Caxias do Sul/RS: Lorigraf Gráfica e Editora, 2004, v. 1, p. 32-41.
SPANGHERO, M. (org.). Fluxos de pesquisa em dança no Brasil. 1. ed. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2015. v. 1. 123p.
SPANGHERO, M.. Cena 11: The Remote-Controlled Dance (Org. Gretchen Schiller e Sarah Rubidge). In: Gretchen Schiller; Sarah Rubidge. (Org.). Choreographic Dwellings: practising place. 1ed.Londres: Palgrave Macmillan, 2014, v. 1, p. 156-176.
SPANGHERO, M.. Dançando números, formas e padrões. Revista Científica/FAP (Curitiba. Online), v. 11, p. 123-144, 2014. Disponível para download no link: https://ufba.academia.edu/MairaSpanghero
SPANGHERO, M.; MARQUES, R. ; MELO, A. M. ; SETENTA, J. . Corpo, memória e território. In: Seminário Intersecções, 2013, Recife/PE. Seminário Intersecções: Corpo e Memória. Recife/PE: Editora Universitária da UFPE, 2013. v. 2. p. 597-605. Disponível para download no link: https://ufba.academia.edu/MairaSpanghero
SPANGHERO, M.; TONEZZI, J. ; Bulhões-Carvalho, A.M. de ; VELLOSO, Rubes . Tecnologia para entender dança: as notações coreográficas. Moringa (João Pessoa), v. 2, p. 71-80, 2011. Disponível para download no link: https://ufba.academia.edu/MairaSpanghero
ARTISTIC PRODUCTION
Projétil Billy, the Kid (dançarina, concepção de Tiago Ribeiro). 2014. Obra coreográfica. RIBEIRO, N.T. ; SPANGHERO, M. ; COUTO, F. ; ROCHA, E. ; BOING, B. ; NONATO, M. ; OLIVEIRA, J. ; SABOIA, D.
Projétil, Billy the Kid, Biblioteca dos Barris. FOTO: Tiago Lima (2014)
Projétil, Billy the Kid, Campo Grande. FOTO: Pati Almeida (2014)
Divina Caverna (dançarina, concepção Tiago Ribeiro). 2015. Obra coreográfica.
RIBEIRO, N.T. ; BOING, B. ; SPANGHERO, M. ; NASCIMENTO, R. ; TUPINIQUIM, I. ; ROCHA, E. ; AGUIAR, L. ; VALLIM, A. ; MOREIRA, L. ; COUTO, F. .
SPANGHERO, M.. A Justiceira do Agreste (performance e lançamento de explosivos). 2015. Performática.
WE ARE TRISHA BROWN (DANÇA COVER ≠ 2). 2014. Coreográfica.
PANGHERO, M.; SETENTA, J. ; Dantas, C. ; JÚNIOR, J.R. ; RIZEK, A. S. .
The Dance Brazil Cover. 2014. Coreográfica. SPANGHERO, M.; SETENTA, J. ; Dantas, C. ; TUPINIQUIM, I. ; TIMBO, J. ; AMBROZII, M. .
A Justiceira do Agreste (solo). 2014. Coreográfica. SPANGHERO, M.; MARTINEZ, S. .
Artes Visuais
SPANGHERO, M.. A Justiceira do Agreste: manual de exercícios e pequenos roubos. 2014. Livro de Artista. Disponível para compra através do email maira.spanghero@gmail.com
Profa. Drª Rita Ferreira de Aquino
Book
RANGEL, Beth; AQUINO, Rita F.; COSTA, Suzane Lima (Orgs). Referenciais Curriculares de Arte para o Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Salvador. Prefeitura Municipal de Educação de Salvador; Universidade Federal da Bahia. Itajaí: Casa Aberta Editora, 2017.
Artigo completo publicado em periódico
AQUINO, R. F.. Arte participativa, mediação cultural e práticas colaborativas: perspectivas para uma curadoria expandida. Repertório: Teatro & Dança (Online), v. 1, p. 90-103, 2017.
Disponível em: Acesse o Link
Artigos completos publicados nos Anais online do Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade - EDUCOM - http://educonse.com.br – Eixo Arte, Educação e Contemporaneidade:
ASSIS, T. S.; AQUINO, R. F.; BRANDÃO, A. E. S. “Amplificando experiências: perspectivas metodológicas para pensar a formação de professores de Dança”. In: X Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade', 2016, Sergipe. X Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade". 2016. v.1. p.1 – 19
AQUINO, R. F.; BRANDÃO, A. E. S. “Instituições públicas de educação superior e educação básica em articulação e retroalimentação: estudo de caso do projeto Arte no Currículo, convênio entre a UFBA e a SMED”. In: X Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade', 2016, Sergipe. X Colóquio Internacional. , 2016. v.1. p.1 – 12
AQUINO, R. F. “Práticas colaborativas e redes de aprendizagem em projetos artístico-educativos: um estudo de caso em Salvador”. In: IX Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade', 2015, Sergipe. IX Colóquio Internacional. 2015. v.1. p.1 – 18.
Artigo completo publicado nos Anais online da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança – ANDA - www.portalanda.org.br - Comitê Dança em Mediações Educacionais:
AQUINO, R. F.; GUIMARÃES, D. B.; BICHARA, I. C. S.; VALENTIM, L.; PUGLIESE, L. S.; SOUZA, B. A. A. “Por uma ecologia de saberes: a experiência do curso noturno de Licenciatura em Dança da Escola de Dança da UFBA”. In: IV Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança - ANDA 'Formação em Dança: estratégias de emancipação', 2016, Goiânia. Anais do IV Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança. , 2016. v.1. p.203 – 212
Projetos de pesquisa
ARTE NO CURRÍCULO: CONVÊNIO 2015-2016 ENTRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA E A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SALVADOR. Atuação: Vice-Coordenação do projeto.
Produções artístico-culturais
25 Apresentações do espetáculo de dança LOOPING: BAHIA OVERDUB, dirigido por Rita Aquino, Felipe de Assis e Leonardo França. “Looping: Bahia Overdub” foi indicado ao Prêmio Bravo! na categoria Melhor Espetáculo de Dança 2016. Foi também considerado pelo jornal O Globo, juntamente com “Ouriço”, solo assinado pelo artista da dança Leonardo França, um dos dez melhores espetáculos de dança que se apresentaram no Rio de Janeiro, em 2016. O espetáculo participou de importantes festivais e eventos, tais como Festival Panorama (RJ), Cena Contemporânea Festival Internacional de Teatro de Brasília (DF), IC Encontro de Artes, Festival Internacional Vivadanca, Festival Latino Americano de Teatro da Bahia, A Dança Ocupa o Porto – Itacaré, Academia da Crise – Museu de Arte Moderna da Bahia e Amostrão Vila Verão no Teatro Vila Velha (BA).