Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia-PPGDança/UFBA se implica no fomento à pesquisa em Dança, em cenas de enações artísticas e didático-pedagógicas, com a construção de um corpus teórico capaz de abordar processos corporais-cognitivos, estético-compositivos e histórico-culturais. Ao efetivarmos o corpo como instância de ocorrência de processos de cognição, comunicação e evolução, imbricados nos sistemas físico-biológicos e culturais, compreendermos a Dança como uma configuração que explicita e potencializa esses processos. Dado o caráter interdisciplinar e multidisciplinar da área de Artes, e da Dança, as proposições dos Cursos de Mestrado e Doutorado têm caráter interteórico e multiteórico ao acolherem abordagens conceituais e epistemológicas de diversificadas áreas do conhecimento como forma de potencializar e agregar as complexidades e particularidades dos assuntos específicos do campo da Dança. Processos e resultados de nossas pesquisas em Dança tratam de efetivar esta articulação teórico-prática que, sistematicamente, de maneira simultânea e recíproca, têm o fulcro de diferentes escopos de conhecimento, dedicado ao estudo do corpo, da produção artístico-cultural, dos processos educacionais em Dança em seus múltiplos e díspares contextos.
 
Em consonância ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFBA se insere a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa/PRPPG e a Superintendência de Avaliação e Desenvolvimento Institucional/SUPAD que têm papel fundamental quanto ao apoio aos Programas de Pós-Graduação da UFBA A PRPPG nos orienta na elaboração de estratégias que visam a qualidade das relações entre Ensino, Pesquisa, Criação e Inovação, por meio de contínuos seminários e reuniões, respeitando as particularidades de seus cursos stricto sensu. A SUPAD nos orienta nos princípios de práxis que não firam os valores gerais do PDI-UFBA e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – porque, enfatizamos, com eles nos entrelaçamos – consideramos nosso caráter público, gratuito, inclusivo e de qualidade. O PPGDança na ação da pesquisa e ensino, que se vertem no impacto de inserção na sociedade, busca excelência com uma Dança comprometida com o alargamento às suas inúmeras manifestações e diversificação de corpos, gêneros, sexualidades e raças.
 
Colocamo-nos em abertura ao conhecimento, junto ao rigor intelectual nas expressões artísticas, técnicas e bibliográficas. Com reverência e respeito às tradições e histórias das danças nos inscrevemos no pensamento contemporâneo, como possibilidade de pesquisa crítica constante. Comprometemo-nos com um processo seletivo que atende à política de cotas, bem como ao mérito, junto a reconhecer a maior vulnerabilidade de pessoas trans, com deficiência, quilombolas,indígenas e imigrantes. Engajamo-nos, por consequência, na permanência de estudantes com uma política de distribuição de bolsas que busca contribuir, junto ao mérito, para reparar a imensa desigualdade de possibilidade de acesso a um Curso de Pós-Graduação em Dança.
 
Em coativação de epistemologias, grande variedade e compartilhamento de pensares e fazeres apresentam-se as especificidades do próprio PPGDança, que nos confere um caráter diferenciado no campo Dança. Com um substrato epistemológico que gera uma inserção social significativa, alinhada aos nossos propósitos de missão, visão e valores, linhas de pesquisa, disciplinas, grupos e projetos de pesquisa de docentes vinculamo-nos a que os cursos de Mestrado e Doutorado marquem seu pioneirismo e contínuo empenho em estabelecer sinergias com teoria atada à empiria, ao nuclear a relevância dos estudos em Dança conectada com os avanços de pesquisas relativas aos processos cognitivos do corpo. E, sendo corpo uma concretude de múltiplos modos de ser e estar com o mundo, com múltiplas configurações de processos artísticos, educacionais e tecnológicos e uma Dança correlacionada às demandas de políticas públicas. Visamos que este campo de epistemologias consolide a Dança ao se inserir na sociedade em termos de impacto intelectual, artístico, técnico, bibliográfico, com uma variedade de produções e atuações, com abrangência local, regional, nacional e internacional. Uma Dança com valores de qualidade de pesquisa e referencial de produção de conhecimento, primados pela negação da discriminação e preconceitos, de qualquer ordem. Atualmente, a Dança como área de concentração se apresenta no sistema de Pós-Graduação no Brasil, com dois mestrados acadêmicos (Universidade Federal da Bahia/UFBA e Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ) e dois mestrados profissionais m Dança (Universidade Federal da Bahia/UFBA e Faculdade Angel Vianna/Rio de Janeiro). Até a aprovação do Doutorado do PPGDança não havia um curso de Doutorado notadamente de Dança. Tal fato fez com que a maioria dos pesquisadores se formasse em Programas de Pós-Graduação na área de Artes de forma mais geral ou em outras áreas, que apresentavam em sua proposta a inserção de pesquisas em Dança. Vale ressaltar que nos anos 2000 se iniciou um processo de abertura de novos cursos de Dança nas Instituições de Ensino Superior (IES), principalmente nas Universidades Federais, em virtude do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais- REUNI. Junto a esses cursos a primeira Licenciatura em Dança, modalidade a Distância (EAD), foi aberta em 2017 pela Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, com a participação de docentes do PPGDança na elaboração.
 
O aumento dos cursos de licenciatura em Dança e consequentemente a formação de professores em Dança têm fortalecido a presença desta linguagem específica no ensino fundamental e no ensino médio, sendo, ainda, ensinada nos Cursos Técnicos Integrados, em Licenciaturas a distância e na própria Universidade. Temos, portanto, um contexto de expansão da área de Dança em diferentes níveis de Ensino e, consequentemente, em setores da sociedade. Nesse sentido, no âmbito da Pós-Graduação, a rede de impacto da Dança em crescente desenvolvimento se efetiva no número de dissertações concluídas no nosso curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Dança. Desde sua implantação, em 2006 até 2024, temos 256 defesas concluídas e 16 teses. No acompanhamento dos egressos nota-se forte atuação para o fortalecimento da Dança em seus múltiplos modos de manifestação. Muitos já possuem doutorado, cuja boa parte é de professores universitários. Há, também, uma quantidade significativa atuando na Educação Básica de capitais e municípios e um grande montante em atuação artística com pesquisa avançada, com atuação nacional e internacional. Ainda se ressalta a verticalidade da pesquisa em Dança, já que pessoas egressas estão em processo de doutoramento.
 
PPGDança
 
O PPGDança incorpora pressupostos conceituais nucleadores, que postulam a aproximação entre a Dança, as Artes e as Ciências para compreender as danças como forma de cognição - que acontece de modo situado e situacional com o corpo que dança inserido e nos contextos em que atua enativamente. Os mesmos parâmetros que sustentam o Programa são os mesmos que permitem a sua diversificação, da qual decorre a variedade epistemológica de pessoas docentes pesquisadoras, engajadas em quatro linhas de pesquisa:
 
1.Dança, corpo e cognição;
2. Processos e configurações artísticas em Dança;
3. Mediações educacionais e culturais em Dança e
4. Dança e Diáspora Africana: expressões poéticas, políticas, educacionais e epistêmicas.
 
Assim, a atual configuração resulta de processos culturalmente diferenciados, mas busca avançar em seus propósitos de contribuir para a consolidação da Dança como área específica de conhecimento, atualizando a estruturação e a dinâmica dos Cursos de Mestrado e Doutorado ao contexto brasileiro da Pós-Graduação e do sistema das artes.
 
O PPGDança em Dança, em sua missão fomentadora da pesquisa avançada, visa subsidiar o aprofundamento da compreensão da Dança nas suas tensões epistêmicas em interface com outras áreas do conhecimento. O Programa envida esforços no sentido de atender às recomendações dos Comitês de Avaliação, da própria CAPES, atento continuamente à necessidade de autoavaliação e autoconsciência da importância da Dança para uma ampliada formação humana, fatos que nos fazem saber da responsabilidade que temos.
 
Este Programa intenta nesta conduta atuar, desde 2006, para a pluralidade de informações, e o acesso a elas, como condição para a construção de autonomia, para a ocorrência de pensamentos em ações democráticas em Dança, diversas e plurais.
 
PPGDança - Curso de Doutorado em Dança
 
Em outubro de 2017, o Programa de Pós-Graduação em Dança-PPGDança recebeu o resultado da avaliação CAPES e, com a nota 4, concentramos esforços para elaborar o projeto do curso de Doutorado Acadêmico, uma oportunidade revigorante e de grande interesse do nosso corpo docente e da Escola de Dança como instituição promovedora. O curso foi elaborado pela comissão composta pelas professoras Adriana Bittencourt, Gilsamara Moura, Fabiana Dultra Brito, Lenira Peral Rengel, Lucia Matos, Ludmila Pimentel e Daniela Amoroso. Foram convidadas três professoras doutoras externas ao PPGDança: Paola Berenstein, Inaicyra Falcão e Ciane Fernandes. Todas as três com reconhecida e avançada pesquisa no campo da Dança e das Artes, que se articulam às linhas propostas para o Doutorado, junto a várias orientações de doutorado concluídas.
 
O Curso de Doutorado foi aprovado nas instâncias do Conselho Acadêmico de Ensino da Universidade Federal da Bahia e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Em novembro de 2018, o Programa lançou o edital de seleção de acordo com a Resolução Nº 01/2017, do Conselho Acadêmico de Ensino da Universidade Federal da Bahia que “Institui normas para procedimentos, editais e reservas de vagas para processos seletivos da Pós-Graduação stricto sensu da UFBA”. Assim, em 18 de fevereiro de 2019 o PPGDança, com Pós-Graduação plena, se consolida em sua maturidade ao iniciar o ano letivo com o primeiro curso de Doutorado, com especificidade em Dança, do Brasil e da América Latina – e, colocadas as específicas maneiras de concepção pública e privada de ensino em nível mundial – é o único público e gratuito do mundo, até o momento. O ineditismo desse curso é motivo de satisfação para o Programa, seu corpo docente, discente e técnico e para a UFBA, pois demonstra, não apenas nosso desenvolvimento, mas um crescimento como um todo, uma vez que reafirma um espaço de ambiente formativo e papel e relevância na produção de pesquisa em Dança, no Brasil e internacionalmente.
 
O Doutorado em Dança, em seu caráter singular, reforça a produção da pesquisa acadêmica, e articula seus diversos modos de existência. já que visa a produção de pesquisa atrelada à educação, aos processos artísticos, à historiografia, aos estudos culturais e étnicos, reforçando a Dança como processo de conhecimento do corpo e do mundo. A efetivação das relações entre diversas epistemologias apresenta uma amplitude de abordagens e dos modos de tratar a dança, mas sobretudo a construção de conhecimento em Dança. O Doutorado Acadêmico marca historicamente a relevância de se fazer pesquisa em Dança. Depois de quase quinze anos formando mestres que se difundiram pelo país atuando na docência, na pesquisa, e na arte, a necessidade da criação de um doutorado se fez urgente para reforçar o campo e gerar pesquisadores. Ao longo de 18 anos não foram poucas as solicitações de pessoas mestrandas e egressas para que o curso de Doutorado fosse implementado.
 
PPGDança – Curso de Mestrado em Dança
 
A criação e implementação em 2006 do primeiro Mestrado acadêmico em Dança do país com área de concentração em Dança, pela Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia resultou de uma conjugação de fatores particularmente favoráveis – em relação às condições gerais de infraestrutura acadêmica, administrativa e institucional da Escola –necessárias para a sua concretização. A situação propícia para a criação do Mestrado em Dança remonta a ações anteriores na UFBA. Em 1997 surgiu o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas-PPGAC, fruto de uma parceria das Escolas de Teatro e de Dança, em um momento em que a quantidade de professores doutores de cada Escola não era suficiente para garantir-lhes autonomia. Essa estratégia visava fortalecer as pesquisas que já vinham sendo desenvolvidas pelos investigadores dessas Escolas, bem como a formação de novos pesquisadores, inclusive com a qualificação de docentes da própria UFBA.
A implantação do PPGDança é marcada pelo trabalho pioneiro da Professora Doutora Dulce Tamara da Rocha Lamego da Silva, (Dulce Aquino), então diretora da Escola de Dança da UFBA, em união com a Professora Doutora
Helena Katz, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP/COSPUC. Consolidou-se, assim, estrutura que permitiu a ampliação e avanço do conhecimento, com nucleação da Dança, na articulação com outros saberes, por meio de estudos e pesquisas em abordagens interdisciplinares e multidisciplinares baseadas na interface entre Arte, Comunicação e Ciência, fato que afirma a singularidade. Em 2003, por ação pioneira de Dulce Aquino, com pleito ao Programa de Qualificação Institucional- PQI, da CAPES, que foi estabelecido entre a Escola de Dança da UFBA (IES/Proponente) e o Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP (IES/Cooperante), programa esse que se estendeu até o ano de 2008. Com a duração de cinco anos, esse Programa teve o propósito de consolidar as bases estruturais para a pesquisa acadêmica na área de dança. O PQI possibilitou a formação de docentes em nível de doutorado, realização de encontros acadêmicos, publicações, missões de estudo e de trabalho, vínculos de projetos conjuntos de pesquisa de pós-graduação entre equipes de diferentes regiões do país ou de diferentes cidades da mesma região e de diferentes IES. Estimulou a elaboração e implementação de estratégias de melhoria do ensino e da pesquisa, desde o nível departamental até o institucional, Houve apoio a políticas de desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa dos docentes qualificados. A finalidade última do PQI teve a função de atuar como plataforma para a implantação do Programa de Pós-Graduação em Dança, com seu Curso de Mestrado em Dança. Busca-se desde então contribuir para o avanço de conhecimento de pesquisas aglutinadas à Dança e em suas articulações a pujantes vínculos com um pensamento social e artístico crítico pleno, engajadas em lutas e transformações profícuas às Artes, cultura e sociedade.
Credita-se a elaboração e criação do PPGDança à equipe formada por Prof.ª Dr.ª Dulce Aquino, Profa. Dr.ª Helena Katz. Prof.ª Dr.ª Fabiana Dultra Britto; Prof.ª Dr.ª Eloisa Leite Domenici ; Prof. Dr. Fernando Antonio de Paula Passos; Profa. Dr.ª Ivani Lúcia Oliveira de Santana ; Prof.ª Dr.ª Leda Maria Muhana Martinez Iannitelli e Prof. Dr. Norberto Peña.
 
A primeira turma do Mestrado em Dança ingressou em 2006. A gestão de início foi de 20062 a 2008 e 2008-2010 e permaneceu por um período de em 2011. A coordenadora foi a Prof.ª Dr.ª Fabiana Dultra Britto e vice coordenadoras (em períodos alternados as Professoras. Doutoras. Jussara Sobreira Setenta e Adriana Bittencourt Machado). Nesta primeira gestão ocorreram os primeiros Seminários de Pesquisa em Dança, as primeiras Defesas de Dissertação específicas da área. O Programa recebeu a vinda de artistas e gestores da área da dança renomados em busca de qualificação acadêmica. Entre eles podemos elencar, por exemplo: Adriana Perrella de Matos, Carmen Paternostro Schaffner, Dina Maria da Costa Tourinho, Hugo Leonardo da Silva, Mara Francischini Guerrero e Thembi Rosa Leste. Importante enfatizar a profusa e instigante conexão desses ambientes, um mais especificamente artístico e outro, acadêmico-artístico.
 
A segunda gestão inicia-se em agosto de 2011-2013 e depois, 2013 – 2015 (findando no início deste mesmo ano). A coordenadora foi a Profa. Dra. Lúcia Helena Alfredi de Matos e a vice-coordenadora a Profa. Dra. Gilsamara Moura. Retomou-se a periodicidade anual dos Seminários de Pesquisa do PPGDança, convidando pesquisadores eruditos e de intervenção constante na cultura, comunicação e dança, enquanto argutos nos reptos reflexivos em suas áreas, tais como o Professor Emérito Muniz Sodré de Araújo Cabral e o professor Phd André Lepecki. Houve a criação da Revista Dança, a elaboração das normas para Recredenciamento, Credenciamento e Descredenciamento de docentes, o início de longo e profundo processo de Reforma Curricular, reconfiguração das Linhas de Pesquisa a partir de 2013 (Antes havia duas linhas: Estudos de Processos e Estudos de Configurações). A presença assídua das coordenadoras, com empenho e engajamento em planejamento estratégico, traçados de metas e marcos foram ponderação incisiva para uma autorreflexão, análises, argumentações, discussões, autoavaliação, tanto no âmbito de produção individual quanto coletiva. 
Visando atingir os objetivos propostos, o PPGDança em sua 3ª trienal (2010-2012), apresentou os resultados do planejamento estratégico proposto pela coordenação eleita para o biênio 2011-2013 (e reeleita para o biênio 2013-2015), o qual teve como foco a análise crítica do perfil do curso e o atendimento às indicações apresentadas nos resultados das últimas avaliações da CAPES. Parte das ações planejadas foi possível de ser executada em virtude do apoio financeiro de R$ 60 mil obtido por meio do edital Programa Pró-Consolidar (UFBA), para uso do recurso em 2011 e 2012, o que possibilitou ampliar a produção intelectual e participação em eventos. Em 2013, conseguimos um novo apoio financeiro via edital 04/2013 – Apoio a Programas de Pós-Graduação stricto sensu, edital acordo CAPES/FAPESB (AUXPE), no qual foi obtido um apoio de R$ 67.240,000 a ser utilizado entre 2013 a 2015 para a publicação de dois Anais do Seminário de Pesquisa, de um livro e de 4 edições da Revista Dança. Esta, um periódico deste Programa teve seu primeiro número lançado em dezembro de 2012, dois outros em 2013, um em 2014, sendo que a segunda edição desse ano (2014) foi lançada em 2015.
A segunda gestão (2013-2015) do PPGDança pleiteou editais “Pró-Equipamentos” e atualmente temos em uso no Programa os equipamentos de Áudio- descrição e Motion Capture (detalhados em INFRAESTRUTURA – Laboratórios). A coordenação impulsionou e fomentou a participação em Eventos (Congressos, Seminários, Encontros, Palestras, Cursos, Oficinas) no país e no exterior de docentes e discentes. Participou de reuniões em Brasília referente a informações e indicativos esclarecedores para este Programa e outros em questão. Buscou auxílio especializado para correto preenchimento da Plataforma Sucupira. Iniciou uma ação de maior visibilidade do Programa com o contato do Sistema Átrio para o site do PPGDança. As Bolsas de Demanda Social-CAPES, foram aumentadas e uma das bolsas CAPES era destinada à estudante do “Programa de Alianças para a Educação e Capacitação da Organização dos Estados Americanos PAEC-OEA”. A entrada de alunos estrangeiros vindos de Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Portugal, Uruguai, Venezuela veio acrescentar mais húmus ao canteiro artísticocultural da rede do PPGDança. Nesta gestão (2013-2015) foi implantada a bolsa PNPD, que possibilitou o acolhimento de pesquisadores de pós-doutoramento bem como foram realizados por parte do corpo docente estágios de pós-doutoramento no PPGDança e estágio sênior, conforme previsto no Programa de Qualificação-PROQUAD. A Profª. Dr.ª Fátima Daltro (Estágio à Pós-Doutoral na School of Media and Performing Arts/Midllesex University/Londres, CAPES/MEC (2014-2015), Profª. Dr.ª Fátima Wachowicz Estágio Pós-Doutoral no The MARCS Institute/University of Western Sydney, Austrália, CAPES/MEC (2014-2015) e a Prof.ª Dr.ª Daniela Amoroso (Université - Paris 8 – Saint-Denis, França- 2016) partiram em missão de estudos e pesquisas.
 
A terceira gestão, de março a agosto de 2015 foi de um período de transição. Teve como coordenadora a Prof.ª Dr.ª Adriana Bittencourt Machado e como vice coordenadora a Prof.ª Dr.ª Gilsamara Moura. Pautou-se em comissões para a continuidade da Reforma Curricular e criou “Ciclo de Intercâmbios Artísticos Acadêmicos do PPGDança” que contou com apresentações artísticas e palestras de pesquisadores nacionais e internacionais. Houve a mobilização de coordenação para a coorganização dos eventos acadêmicos da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança-ANDA. Houve continuidade do processo da Bolsa PNPD.
 
A quarta gestão na coordenação do Programa de Pós-Graduação iniciou-se em 23 de setembro de 2015, tendo como coordenadora a Prof.ª Dr.ª Lenira Peral Rengel e vice coordenadora Prof.ª Dr.ª Fátima Campos Daltro de Castro. Após a aposentadoria desta assume a vice coordenação a Prof.ª Dr.ª Ludmila Pimentel e depois a Prof.ª Dr.ª Daniela Maria Amoroso. Houve empenho para a formulação adequada da Linha de Pesquisa Dança, Corpo e Cognição, revisão das diretrizes para concessão de Bolsas dentro do Programa (feita em 2012), Assessoria e estudos e leituras para o preenchimento da Plataforma Sucupira, atuação frequente junto aos discentes, com reuniões de avaliação, de escuta, de diálogos para entendimento do pertencimento que este segmento estudantil deve, de fato, ter em relação ao PPGDança e à Escola de Dança. A participação em reuniões coordenadas pelo Pró-reitor de Ensino de Pós-Graduação, pelo Coordenador de Ensino de Pós-Graduação e equipe asseguram e orientam questões pelo bem da gestão acadêmico-administrativa.
Foi realizado, como em todas as gestões, o VI Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação. As discussões para o Edital e Seleção para a turma de Mestrado 2016.1 resultaram em aumento de vagas, devido à capacidade de orientação do corpo docente, em coadunação ao proposto no Documento de Área e, também, com a compreensão do engajamento, para o retorno, que devermos ter, para com a sociedade da qual fazemos parte. Nesta quarta gestão o PPGDança, na avaliação quadrienal (2013 a 2016), alcança a nota 4 (quatro).
 
A quinta gestão do PPGDança (2017- 2019) esteve a cargo da Profª. Dr.ª Daniela Maria Amoroso e vice-coordenadora Fátima Wachowicz Depois, foi eleita como vice-coordenadora a Profª. Dr.ª Adriana Bittencourt Machado. Na gestão da Profª. Dr.ª Daniela Amoroso ocorreram o VIII e o IX Seminários do Programa de Pós-Graduação. Nessa gestão os Seminários contaram com convidados internacionais e nacionais, apresentações artísticas e apresentações de trabalhos acadêmicos. Os trabalhos do PPGDança tiveram continuidade dentro de um cenário nacional repleto de turbulências políticas, com consequências nefastas para o campo da Educação, entre 2018 e 2019.
 
A sexta gestão ficou a cargo da vice coordenadora em exercício Profª. Dr.ª Adriana Bittencourt Machado. Nessa gestão ocorreu a seleção da segunda turma de Doutorado em Dança, o X Seminário de Pesquisa em Dança que integrou docentes e discentes para sua realização. O X Seminário de Pesquisa do PPGDança apresentou às pesquisas dos estudantes de Doutorado e Mestrado articulando pesquisa acadêmica e produção artística e teve, sobretudo, o objetivo de autoavaliação. O X Seminário , “Como criar Movimento?”, teve como característica basilar a criação de condições de análises sobre o próprio Programa estimulando o exercício reflexivo sobre a crise que se instala na produção de conhecimento na Pós-Graduação, o que proporcionou, também, uma autoavaliação acadêmica, estrutural, comunicacional e relacional. A autoavaliação se constituiu atrelada à construção de um ambiente de construção de novas possibilidades através de reflexões críticas e da viabilidade de produções docentes e discentes. O X Seminário contou com o apoio da CAPES. O Seminário contou em sua abertura com o Prof. Dr. Wilson Gomes (FACOM) e com encerramento com a palestra do Prof. Dr, Zeca Eligèro (UNIRIO). A escolha se deu também como forma de autoavaliação e percepção da multiplicidade das pesquisas geradas pelo Programa, uma vez que os convidados apresentam pensamentos e eixos epistemológicos próprios e divergentes.
 
A sétima gestão do PPGDança iniciou-se em dezembro de 2019, sob a coordenação da Profª. Dr.ª Lenira Peral Rengel e vice- coordenação da Prof.ª Dr.ª Dra. Adriana Bittencourt Machado. Esta gestão solidificou de forma importante, na formação qualificada de docentes e artistas nas regiões Nordeste e Norte, contribuindo assim, ao longo desses anos, para impactar, transformar e dirimir uma realidade hegemonicamente culturalizada como tendo lacunas artísticas e educacionais. Este falso panorama, infelizmente a um só tempo, é identificador de assimetrias regionais no nosso país, tanto socioeconômicas quanto em relação à oferta de Cursos de Pós-Graduação como um todo, de Cursos de estudos pós-graduados em Artes, mormente em Dança.
 
A oitava gestão se inicia, em dezembro de 2021, com a Profª. Dr.ª Lenira Peral Rengel e vice- coordenação da Prof.ª Dr.ª Dra. Adriana Bittencourt Machado. Depois assume a vice-coordenação o Prof. Dr. Fernando Marques Camargo Ferraz (junho de 2021 a julho/2022). A Prof.ª Dr.ª Mirella de Medeiros Misi assume a vice-coordenação em agosto de 2022. Em setembro de 2023 é publicado o resultado da Avaliação Quadrienal (2017-2020) e o PPGDança tem sua nota elevada para 5 (cinco) em uma escala máxima de 7 (sete). Fruto de anos de trabalho de gestões anteriores e da comunidade, esta gestão colhe a alegria do resultado com as dores do período da crise sanitária do Covid-19.
Importante ressaltar a ação coletiva no Brasil, e no mundo, para a manutenção da sobrevivência física, emocional e intelectual, em um contexto que a todas as pessoas atingiu, ainda que com imensa desigualdade de possibilidades.
 
A nona gestão se inicia em dezembro de 2023 com a Profª. Dr.ª Lenira Peral Rengel e vice- coordenação da Prof.ª Dr.ª Dra. Mirella de Medeiros Misi, que finaliza seu mandato em fevereiro de 2024.Em março de 2024 assume como vice-coordenador o Prof. Dr. Fernando Marques de Camargo Ferraz. Esta gestão manteve o esforço coletivo e profícuo de agregar a comunidade discente, docente e técnica; ampla organização do PPGDança em suas rotinas acadêmicas e inserção internacional com redes de pesquisa traçadas por docentes na América Latina e na Europa e bolsas de Doutorado Sanduíche na Alemanha, Cuba, França e Nigéria. Nesta gestão ocorrem as comemorações dos 18 Anos do PPGDança com um grande Seminário de Pesquisa.
Pesquisadoras e pesquisadores de várias regiões do país, do Reino Unido e México se reuniram para comunicações, mesas, oficinas e apresentações, com a temática “A Dança nas premências do mundo”. Em novembro de 2024 é eleita vice-coordenadora a Prof.ª Dr. Maria de Lurdes Barros da Paixão. Nesta gestão ocorreu a implantação da participação do PPGDança em dois importantes programas de intercâmbio, Programa de Mobilidade Internacional do Grupo de Cooperação de Universidades Brasileiras-GCUB e Move la America.
 
Reafirmamos como missão continuada nosso compromisso com a formação de pesquisadoras e pesquisadores, com uma ampla inserção no Brasil e na América Latina. Desde 2009, como tem-se assinalado, também recebendo discentes de países próximos ao Brasil. Pesquisadoras e pesquisadores têm sua autonomia assegurada no percurso do Mestrado e Doutorado, por meio das disciplinas, atividades, apresentações artísticas, seminários, se inseridos como docentes em Universidades, nas redes públicas de Ensino Fundamental e Ensino Médio, ou também na rede privada são agentes estético-políticos. Se inseridos no mercado da comercialização da Arte e Cultura são aglutinadores do conhecimento crítico acadêmico não hegemônico em Dança. Ambos docente e artista ou artista/docente ou docente/artista tendo formação com o PPGDança têm a pesquisa acadêmica como húmus para a participação na vida social e artístico-cultural, engajada de maneira ética, cidadã, democrática e emancipatória.

 

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