X Seminário de Pesquisa – Como criar movimento?

X SEMINÁRIO DE PESQUISA – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA (PPGDNÇA-UFBA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Renata Otelo
Victor Bastos

REALIZAÇÃO

Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDança-UFBA)

Universidade Federal da Bahia
Escola de Dança
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Como criar movimento?

A crise atual promove o abandono da criação de ideias e da construção de pensamento crítico, gerando um sintoma, onde a potência de vida, que se materializa na liberdade da argumentação, é interrompida. Tal sintoma é fruto de uma ação causal, determinística, e capaz de provocar uma turbulência nos corpos, a ponto de colapsarem. A potência da pressão física e simbólica, nos corpos, inviabiliza até a possibilidade de uma sobrevivência digna. O corpo se sente paralisado. Na existência mínima do movimento, o corpo resiste, tentando gerá-lo, já que seu oxigênio só pode ser retroalimentado na potencialidade do dizer: o corpo se dizendo, de várias formas, e a dança dizendo sobre o corpo. Como criar sem mover?  Na condição de uma vida sem dissenso, promovida pela restrição do pensamento, eleva-se o grau de entropia. As grandezas não quantitativas, como o prazer, estão capturadas. O corpo se retrai e a crise se instaura e se estabiliza. Será o movimento a válvula de escape, a bifurcação? Se tem saída...  como criar O movimento?

13/11 - QUARTA-FEIRA

8h: Recepção.

8:30h: Abertura com a presença da Prof.ª Dr.ª Carmen Paternostro, diretora da Escola de Dança;  Prof.ª Dr.ª Adriana Bittencourt, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Dança.

9h-12h: Conferência com Prof. Dr. Wilson Gomes. Professor Titular de Teoria da Comunicação na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Democracia Digital. Graduado, mestre e doutor em Filosofia (Universitas a Scte. Thomae, Roma), Pós-Doutor em Cinema na Universidade de São Paulo (USP). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (COMPOLÍTICA).

12h: Intervalo.

14h-17h: ONDAS: exercícios de análise e articulação sobre a crise que instalada na produção de conhecimento.

14/11 - QUINTA-FEIRA

9h-11h: ESPAÇO DE ESTADOS:  considerações acerca do Programa de Pós-Graduação em Dança.

11h-12:30h: BIFURCAÇÕES: táticas de sobrevivência.

12:30h: Intervalo.

14h-16h: Palestra com o Prof. Dr. Zeca Ligiéro. Professor Associado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduado em Direção Teatral (UNIRIO), mestre e doutor em Performance Studies pela New York University. Coordenador do Núcleo de Estudos das Performances Afro-Ameríndias (NEPAA) e curador do Acervo Augusto Boal.

Reitor: Prof. Dr. João Carlos Salles Pires da Silva
Vice-Reitor: Prof. Dr. Paulo César Miguez de Oliveira
Pró-reitor de Pós-Graduação: Prof. Dr. Olival Freire Júnior
Diretora da Escola de Dança: Prof.ª Dr.ª Carmem Paternostro Schaffner