Processo Seletivo

 

A cada ano é formada uma comissão de docentes para elaboração e acompanhamento das provas e entrevistas e a esta comissão são incorporados docentes de cada uma das três linhas, para a análise das provas e entrevista. Os candidatos para o Curso de Mestrado devem, na primeira fase, apresentar um pré-projeto de pesquisa, vinculado a uma das linhas existentes no Programa, o currículo Lattes, ficha de inscrição, autodeclaração étnica (se assim o desejarem) de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE e documentação necessária para inscrições. Há ainda ficha para opção, ou não, por cotas para pessoas autodeclaradas negras, quilombolas, indígenas. Vagas para pessoas quilombolas, indígenas, com deficiência e transsexuais são consideradas supranumerárias, ou seja, se o ou a candidata obtiver média (sete), essas vagas são além das 25 estipuladas em Edital. Tal norma foi aprovada na Resolução 01/2017 (já referida anteriormente).  Espera-se que o pré-projeto apresente uma coerente contextualização do tema a ser pesquisado e a relevância atual da problemática, que situe os principais conceitos e possíveis teorias a serem adotadas, apresente uma definição dos objetivos da pesquisa e indique possíveis abordagens metodológicas para a investigação. Após essa primeira etapa o candidato é submetido à prova teórica e à de língua estrangeira. Conforme consta no edital do processo de seleção, na prova escrita é avaliada a familiaridade com conceitos e teorias de abordagem da dança como produto histórico-cultural e ação cognitiva do corpo; maturidade de reflexão crítica sobre o tema da prova; capacidade de construção argumentativa e redação (ortografia e coerência de ideias). Há também seleção uma prova oral (denominada “entrevista”), por meio da qual avalia-se o domínio do conteúdo da proposta de pesquisa e de conteúdos específicos da dança, a capacidade de construção argumentativa e de responder às questões apresentadas pela banca examinadora.

Os candidatos para o Curso de Doutorado devem, na primeira fase, apresentar um projeto de pesquisa, vinculado a uma das linhas existentes no Programa e o currículo Lattes.  Os Projetos devem ser elaborados contendo os seguintes aspectos: a) Elementos pré-textuais: capa sem os dados de identificação do candidato, título do projeto, linha de pesquisa pretendida e indicação de dois docentes, para orientação, em ordem de prioridade, na linha pretendida; b) Elementos textuais: apresentação e contextualização do tema a ser pesquisado e sua articulação com a linha do Programa selecionada; justificativa da relevância da pesquisa para o desenvolvimento da área, situando o enfoque proposto e apontando possíveis questões relacionadas com a pesquisa; objetivos; perspectivas para o marco teórico, com apresentação dos principais conceitos e teorias a serem relacionadas com o objeto de pesquisa; cronograma; indicação de possíveis abordagens metodológicas para a pesquisa proposta; c) Elementos pós-textuais: lista das dez principais referências bibliográficas e outras fontes, utilizadas na construção do Projeto.

É inclusa nos editais de Mestrado e Doutorado um processo diferenciado para candidatos estrangeiros não residentes no Brasil. São necessários a apresentação de uma Carta de Intenção, do pré-projeto e entrevista realizada por meio da tecnologia VOIP sobre IP. Em 2014, aderimos ao já mencionado Programa PAEC/OEA-Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), direcionando uma vaga e uma bolsa da CAPES, para o candidato(a) a ser aprovado(a) na seleção. Até 2018 essa bolsa foi destinada, que está em vias (início de 2020, referente a 2019) de realizar sua Defesa de Dissertação. Em 2019, infelizmente, foi extinto o Programa PAEC.

No que se refere ao trabalho final o aluno deverá apresentar a dissertação (Mestrado) ou tese (Doutorado), submetida à banca de defesa, ficando sua elaboração correlacionada à atividade obrigatória de Projeto de Dissertação. Após a entrega da versão final das dissertações e teses a versão digital é disponibilizada no Repositório Institucional da UFBA, cuja plataforma permite o livre acesso ao conteúdo.

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