Linhas de Pesquisa

 

Linha 1 – Dança, Corpo e Cognição

 

Ementa: A linha propõe compreender a dança como ação cognitiva do corpo em seus fluxos relacionais, comunicacionais e sistêmicos e também em leituras políticas e biopolíticas. Abriga pesquisas interessadas em investigar memórias, gestos, imagens, diferenciados modos de organizar o movimento, estratégias de composição, improvisação e performance, procedimentos artísticos e pedagógicos.

Docentes Permanentes: Gilsamara Moura, Lenira Peral Rengel e Márcia Virgínia Mignac da Silva.

 

Linha 2 – Processos e Configurações Artísticas em Dança

 

Ementa: Estudos dedicados à caracterização e análise crítica tanto dos processos envolvidos na prática compositiva da dança, quanto das suas resultantes configurações artísticas consideradas em suas articulações contextuais, interfaces tecnológicas, implicações políticas e estéticas.

Docentes Permanentes: Adriana Bittencourt Machado, Carmen Paternostro Schaffner, Daniela Bemfica Guimarães, Fabiana Britto, Ludmila Pimentel e Paola Berenstein Jacques.

Docentes Colaboradora e Colaboradores: Ciane Fernandes, Joubert de Albuquerque Arrais e Lucas Valentim.

 

Linha 3 – Mediações culturais e educacionais em Dança

 

Esta linha delimita dois adensamentos de investigação:

 

3.1 Estudos que articulam a Dança com outras áreas de conhecimento em uma perspectiva inter e transdisciplinar. Dedica-se à investigação das concepções, composições e implicações políticas, culturais e educacionais, em diferentes contextos, que desenvolvem e mediam processos e modos de organização em Dança.

Docentes Permanentes: Lúcia Matos, Maíra Spanghero e Rita Ferreira de Aquino.

Docente Colaboradora: Ana Elisabeth Simões Brandão

 

3.2 “Dança e Diáspora Africana: expressões poéticas, políticas, educacionais e epistêmicas” reúne pesquisas que abordam a produção de dança nos territórios da diáspora. Fomenta a produção de conhecimento crítico em torno dos fazeres e saberes engendrados pelas danças negras, concebidas como poéticas políticas que articulam e interseccionam modos de vida afro-diaspóricos, tradições, estéticas, corporalidades e cosmovisões. Corrobora com as reflexões críticas em pesquisas que se dedicam: à experimentação dos procedimentos de criação em Dança, à elaboração e constituição de treinamentos, à análise de técnicas corporais e suas especificidades, às estratégias de produção cultural e artística, às políticas afirmativas e de representação étnico racial no campo das artes, à geração de epistemologias próprias, aos processos de estruturação e difusão de pedagogias e metodologias de ensino, aos diálogos e mediações entre tradição e contemporaneidade, às relações entre memória e ancestralidade, bem como às possíveis correlações desses temas nos territórios da diáspora negra no Brasil e no exterior.

Docentes Permanentes: Amélia Vitória de Souza Conrado, Daniela Maria Amoroso, Fernando Marques Camargo Ferraz

Docentes Colaboradoras: Lara Rodrigues Machado e Maria de Lourdes Barros da Paixão.

 

Português, Brasil