IX Seminário de Pesquisa em Dança PPGDança
Programação IX Seminário Interno de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Dança :
Ativismos em Dança: Transdisciplinaridades artístico-pedagógicas
III EMA/ 2018
27/11
16:00h –Abertura – Teatro do Movimento.
Leitura do manifesto (EMA) - Victor Bastos - Representante estudantil da turma do mestrado 2018
Somos ativistas da Dança: Doutorado em Dança é uma realidade!
Daniela Amoroso e Fatima Wachowicz
(Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Dança)
17:30h – Projeto Elinga,
Lau Santos (pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Dança)
18:00h – Mostra Artística – Teatro Experimental
Negreiro (em processo)
Guego Anunciação (Mestrando PPGDança)
Apresentação Artística dos mestrandos 2018, como processo do componente “Tópicos contemporâneos de Dança”
Daniela Guimarães (docente do Programa de Pós-Graduação em Dança).
28/11
8:00 às 10:00h – ZONA AÇÔES:Oficina Magia e Técnica (EMA) – Sala 9.
Morena Nascimento
Assistente: Leonardo França
Uma oficina de Dança com Morena Nascimento que compartilha dispositivos potencializadores de paixões e encantamentos no corpo. A partir de exercícios técnicos sistematizados e da organização do movimento no espaço ativaremos a vitalidade do movimento em sua potência mágica.
Destinado a atrizes/atores, bailarinas/bailarinos, artistas cênicos em geral que tenham prévia experiência com algum trabalho corporal e todos aqueles que se interessem por pulsões de ordem poética ou subjetiva que geram movimento no corpo.
10:00 às 12:00h – ZONA CONSTRUÇÂO DE FALAS:Café com Dança (Espaço de Compartilhamento EMA) – Átrio Amarelo.
Cynthia Colombo, Hildegarda Sampaio, Pâmela Rinaldi e Thiago Santana.
O poder mobilizador do encontro é capaz de convocar vontades, promover partilha de sentidos e possibilidades. Entendendo que estar com, estar para ou apenas estar, é uma importante maneira de estabelecer afetos, conexões e resistir aos isolamentos que nos fragilizam e nos fragmentam; o EMA, arma a barraca e propõe o Café com Dança, pensando contexto, corpo, presença e criando espaço para a construção de falas, sentidos e possibilidades. Café como espaço, como oportunidade, como resistência e arte.
14:00 às 16:00h – Mesa: Articulações entre graduação e pós-graduação: transdisciplinaridades da pesquisa em Dança - Teatro do Movimento
Professoras: Suki Guimarães ( Coordenadora do curso de licenciatura e bacharelado em Dança Diurno); Beth Rangel (Coordenadora do curso de licenciatura em Dança Noturno); Isabelle Nogueira (Coordenadora Acadêmica dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Dança); Cecilia Accioly (vice-coordenadora do Colegiado de Graduação); Daniela Amoroso (coordenadora do Programa de Pós-Graduação); Fatima Wachowicz (vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação).
18:00h – Roda do Grupo A Corda Samba de Roda (Gramado da Escola de Dança)
Natureza França (mestranda PPGDança)
19:00h – Mostra Artística – Teatro do Movimento
Semente ao Solo - Jaiara Paim (Graduanda em Dança)
Performance: Em Nome da Razão - Yuri Tripodi (Mestrando em Dança)
Quem ordenou que nossos corpos e vivências se tornem exposição sem o nosso consentimento? 'Em Nome da Razão' investiga a relação entre a loucura e a sociedade contemporânea. O solo é alicerçado em uma perspectiva que reconfigura estados e sensações vivenciados pelo autor a partir de processos psicóticos e de internamento. 'Em Nome da Razão' coloca a voz da experiência do sujeito em primeira pessoa, contando sua própria história, ao invés de um olhar clínico e distanciado sobre o fenômeno, visão esta que geralmente predomina quando tratamos dessa narrativa. A partir de três movimentos – o espelho, intensidade descodificante e a dança da loucura –, o solo ganha seus contornos através da contenção. Problematiza a espetacularização do surto, a falácia de muitas classificações ‘delirantes’ da psicopatologia e evidencia o histórico perverso do tratamento em saúde mental e seus resquícios atuais. 'Em Nome da Razão' ganha seu título a partir do documentário de Helvécio Ratton sobre o hospital psiquiátrico brasileiro de Barbacena. Vislumbra expor e questionar a complexidade do contrato social que rege a sociedade contemporânea no que diz respeito aos processos mentais e como os modos de ação firmados a partir de tal contrato podem causar sofrimentos intensos e incomensuráveis. É preciso 'conservar a faculdade do sentir'
A obra faz parte do projeto de mestrado 'O Corpo da Loucura na Contemporaneidade: Um Manifesto Autoetnográfico.
29/11
8:00 às 10:00h – ZONA CONTEXTOS: OficinaTravessias Espiralaladas (EMA) – Sala 9.
Andréia Oliveira, Carolina Bastos, Daiane Nonato e Sidney Oliveira.
Vivência encarnada no jogo de relações poéticas do viver-criar danças no chão de brasilidades de cinco artistas-pesquisadorxs, que num encontro, se atravessam para uma investigação a partir da memória e ancestralidade. No interesse de trocar afetações para a construção-invenção das danças Afro poé-ticas, Afrocentradas, Africano brasileiras, valorizando as escritas corporais e estudo aprofundado do gesto ancestral. Traga a sua Dança.
10:00 às 12:00h –ZONA ENCONTROS: Partilhando práticas, experiências, e pesquisas no âmbito da Dança-Educação” (Espaço de Compartilhamento EMA) – Sala 10.
Leonardo Chagas e Paula Sacur.
Em caráter de exercício, esta proposta visa compartilhar práticas, relatos de experiências e/ou investigações que estão centradas, sobretudo, no campo da Dança-Educação, da Educação Somática e/ou em campos afins. Trata-se, portanto, de modo sucinto, da partilha de experiências no âmbito das pesquisas em Dança, voltadas principalmente para o universo educacional.
13:00h às 14:00h – Mostra Interface Dança-Vídeo (EMA) – Sala 10.
Undergomes
Poroso
Regar Los Desiertos
Cambindas
Bêbada no Multiverso
Antes que o farol feche, há uma janela
Particípio #4
A Piscina
Ifá
14:00 às 18:00h – Comunicações dos resumos dos mestrandos, por Grupos de Pesquisa do PPGDança. Teatro do Movimento.
19:00h – Mostra Artística – Teatro do Movimento
Mujeres - Beatriz Gonzalez (Graduação em Dança)
Homem com H - Caíque Melo (Graduação em Dança)
Maternidade - Ilma Sena (Graduação em Dança)
Ausência - Paola Vásquez (Especialização em Dança)
Contemporâneo Ancestral - Maria Beatriz Vasconcelos (Mestrado em Dança)
Performance Convidada - Barbie Quebra Nozes
20:00h – Paredão (EMA). Estacionamento da Escola de Dança.