Produção Docente

 

Profa. Dra. Amélia Vitória de Souza Conrado

 

Artigos publicados em livros, revistas e sites

CONRADO, A. V. S.; BIRIBA, R. .A Roda de Capoeira e sua contribuição para a identidade cultural brasileira. Nuevamérica (Buenos Aires), v. 1, p. 58-63, 2016

 

CONRADO, A. V. S.. Maria Meia Noite: Pesquisa Cênica Afro-brasileira e desafios do processo criativo em dança. Revista Repertório Teatro & Dança, v. 24, Salvador: EDUFBA, 2015, p. 201-217

https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/viewFile/14842/10186

 

CONRADO, A. V. S.; MIRANDA, Joseania Freitas ; ARAUJO, R. C. ; OLIVEIRA, E. . Capoeira Angola e seus princípios educativos. In: Joseania Miranda Freitas. (Org.). Uma Coleção Biografica: os mestres Pastinha, Bimba e Cobrinha Verde no Museu Afro-Brasileiro da UFBA. 1ªed. SALVADOR: EDUFBA, 2015, v. 01, p. 213-223.

 

CONRADO, A. V. S.; FRANCA, A. L. ; CAMPOS, H. J. B. C. ; Pedro Abib . Capoeira no Currículo de Educação Física da UFBA. Uma Coleção Biografica: os mestres Pastinha, Bimba e Cobrinha Verde no Museu Afro-Brasileiro da UFBA. 1ªed.SALVADOR: EDUFBA, 2015, v. 01, p. 225-236.

 

CONRADO, Amélia Vitória de Souza. Danses & rites au Brésil. Traditions & dialogues contemporainsIN SOULAGES, François (org.) Mondialisation&Frontières: arts, cultures &politiques. Collection Local &Global. L’Harmattan. Paris-France, 2014 (p.173-178)

 

CONRADO, Amélia Vitória de Souza. Corpos Dançantes e Negritude: arte, educação e história afro-brasileira IN: Anais: V CBPN – Congresso Baiano de Pesquisadores Negros, IV Encontro Estadual de Educação das Relações Étnicas, XI Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira e II Seminário do Mesqtrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade. (16 a 20 de novembro de 2015: Jequié-BA/Marise de Santana (Coordenadora). Jequié: UESB, 2015, p. 1582- 1590

http://www.uesb.br/eventos/cbpn/Anais%20VCBPN%202015.pdf

 

 

Produção Artística

Espetáculo de Dança Maria Meia Noite

Temporada nos Teatros: ICBA- Instituto Cultural Brasil-Alemanha, Plataforma, Martim Gonçalves, ISBA, Escola de Belas Artes-UFBA. Salvador, 2014

https://mariameianoite.wordpress.com/

 

"Pernambuco, uma nação africana". XXXI ª Noite da Beleza Negra do Bloco Afro Ilê Aiyê , Salvador-Bahia, 2010

Coreógrafas, Conrado, Amélia e Conrado, Margarete e intérpretes-criadores.

https://www.youtube.com/watch?v=jK6nUpjsVqI

 

 

Pesquisas em andamento

Período (2017-2020)

Título: "Dança, Relações étnico-raciais e Educação"

A pesquisa objetiva fomentar o trato ao conhecimento da Dança relacionado a uma perspectiva de educação e arte voltada às problemáticas étnico-raciais, enquanto um campo epistemológico do pensamento contemporâneo; Levantar a contribuição artística, política e cultural africana, afro-brasileira e indígena na dinâmica e processo civilizatório brasileiro, vislumbrando ressignificar os sentidos e valores a partir de uma intelectualidade científica cujos aportes configuram-se como não-hegemônicos; Construir redes de reflexões inter e transdisciplinares no campo da dança, articulado a uma metodologia de pesquisa-ação que vislumbra a organização de grupo de pesquisa, visando intercambio de práticas, difusão de estudos e produção de materiais que possam ser devolvidos às comunidades tradicionais, artistas e agentes culturais, enquanto estratégias voltadas à autonomia e empoderamento dos setores sociais e políticos que compõem esta rede.

 

Grupo de Pesquisa

 

Amélia Conrado é Líder do GIRA - Grupo de Pesquisa em Culturas Indígenas, Repertórios Afro-brasileiros e Populares

Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ

Profa. Drª Adriana Bittencourt Machado

2013

- Publicação Periódico: A Incerteza como Índice de Construção de Autonomia em Dança. MORINGA - ARTES DO ESPETÁCULO (UFPB). ISSN 2177-8841. http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/moringa/issue/view/1196

- Presidente de Banca de Concurso Magistério Superior classe adjunto I

- Consultor ad hoc do processo de seleção e avaliação de periódicos da Coleção Scielo Scientific Eletronic  Library Online /Brasil

-Relatório técnico da Seleção Pública Petrobras Cultural 2012, como integrante da Comissão de Análise Técnica de projetos para a área de “DANÇA

- Consultor ad hoc para a revista Matrizes scielo – revista indexada

2014

- Presidente da Banca de Concurso Público para Magistério Superior na classe de Assistente A,

- Moderador 16ª Oficina Nacional de Dança Contemporânea.

- Publicação/ Periódico  : A Permanência na Relação entre Arte e Ciência. REVISTA CIENTÍFICA/FAP (CURITIBA. ISSN   1679-4915. IMPRESSO)http://www.fap.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=329

- Consultor CAPES para avaliação de bolsas para Pós-Graduação e Pós-Doc no exterior:

- Parecerista CAPES para Bolsa de Pós-Doutoramento no exterior

- Consultor ad hoc Revista Mal-Estar e Subjetividade   

- http://www.unifor.br/index.php?option=com_content&view=article&id=506&It...

- Editorial dos anais do IV Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Dança

- Membro Editorial do Livro Dança e Política: estudos e Práticas

- Parecerista para análise de Doutorado pleno .  CAPES. http://www.capes.gov.br/

2015

- Publicação em Anais da VI JORNADA DE PESQUISA EM ARTES CÊNICAS. “Desativando ideias; a criação em Dança em seu movimento singular”.  João Pessoa / Paraíba

- Organização do Evento Tremores Tectônicos entre Criação e Política no Ciclo de Intercâmbios Artísticos Acadêmicos, palestrante Marila Velloso. PPGDANCA

 Coordenação  Geral dos Eventos do  Ciclo de Intercâmbios Artísticos Acadêmicos. PPGDANCA

Publicação/ capítulo de livro – Pesquisa artística e pesquisa acadêmica: uma articulação controversa. IN Fluxos de Pesquisa em Dança no Brasil. ORG. Maíra Espanguero. 123p. v.1. EDUFBA. Salvador. 2015 Apoio  Financeiro CAPES

- Parecer para contemplação de  bolsa para Projeto de Pesquisa. Intercâmbio Internacional. CAPES. / COFECUB

- Consultoria ad hoc CAPES/ COFECUB

2016

- Publicação, Capítulo de livro : Corpos (im) Perfeitos: reflexões para o entendimento da diversidade do performer contemporâneo. ISBN 9789727352098. Cruz Quebrada/ Portugal.  Faculdade de Motricidade Humana. FMH

- Consultoria CAPES/Fulbright 2016

Profa. Drª Carmen Paternostro Schaffner

    

PATERNOSTRO, Carmen. Da Dança Expressionista ao teatro coreográfico - Alemanha e Bahia.Salvador: EDUFBA, 2013.

PATERNOSTRO, Carmen. Trabalhos Reunidos 2 Conexão Dança Alemanha Bahia.Org.Salvador: UFBA, 2014.

RENGEL, Lenira Peral; SCHAFFNER, Carmen Paternostro, OLIVEIRA, Eduardo. Dança Corpo e Contemporaneidade. Salvador: UFBA, Escola de Dança, 2016. UAB – UFBA CDU 793.3Item Video da produção Narcissus

Link do Vídeo: Narcissus.DOC (versão 2)
 
 
Profa. Drª Daniela Maria Amoroso
 
Livro e-book:
AMOROSO, Daniela. Levanta mulher e corre a roda: dança, estética e diversidade no samba de roda de Cachoeira e São Félix. E-book EDUFBA, 2017. 
 
Capítulo de livros:
AMOROSO, Daniela. Le corps dans la Samba de Roda: questions de danse et d'ethscénologie. In: Katia Legeret; Andre Helbo. (Org.). La transdisciplinarité en question (s). 1ed.Bruxelas: AISS-IASPA, 2016, v. 1, p. 9-172.
 
Artigos em Congressos:
 
AMOROSO, Daniela. Danças Tradicionais na Universidade Brasileira: a dança pensada através do corpo popular. Engrupedança (UNESP), v. 4, p. 52, 2014. 
 
AMOROSO, Daniela. Etnocenologia: conceitos e métodos a partir de um estudo sobre o samba de roda do Recôncavo baiano. VI Congresso ABRACE, 2010. 
 

Performances:

Hortensia, solo resultante da pesquisa de pós-doutoramento.

link teaser 

 
Projeto de Pesquisa atual: 
Do miudinho à umbigada: estudos dos passos e gestos do samba de roda no Recôncavo Baiano em processos de criação em dança. PIBIC/UFBA 2017-2018.
 
Grupo de Pesquisa: UMBIGADA- Grupo de Pesquisa em Dança, Cultura e Contemporaneidade (Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq)
 
 
Prof. Dr. Fernando Marques Camargo Ferraz
 

 

FERRAZ, F. M. C.. Rede Terreiro: pluralidades na dança negra Contemporânea. Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologia, v. 33, p. 73-97, 2012. Homepage: http://www.revistas.uff.br/index.php/antropolitica/article/view/139/111;

Série: 2012; ISSN/ISBN: 21797331.

 

BEIGUI, A. ; FERRAZ, F. M. C. . Dança negra no Brasil: Multiplicidade e Estratégias de Reconhecimento. In: BEIGUI, A. (Org.). Black Performance: escrituras em cena. 1ed.Natal: Ed da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017, v. , p. 83-123. (no prelo)
 

 

Monteiro, Marianna ; MANZINI, Y. D. ; FERRAZ, F. M. C. ; BRITO, D. S. ; VIANNA, L. L. . Grupo de Trabalho Dança e Diáspora Negra: itinerários de uma primeira análise.. In: Colóquio Internacional O AFRO CONTEMPORÂNEO NAS ARTES CÊNICAS Perspectivas Teóricas, Poéticas e Pedagógicas., 2015, São Paulo. Anais do Colóquio Internacional O AFRO CONTEMPORÂNEO NAS ARTES CÊNICAS Perspectivas Teóricas, Poéticas e Pedagógicas.. São Paulo: Ed. da Unesp, 2015. v. 1. p. 1-12. 

Homepage: 
http://file:///C:/Users/Dell/Downloads/Anais_Coloquio%20Pronto.pdf; ISSN/ISBN: 9788562309243. 



FERRAZ, F. M. C.. NEGRITUDES NA DIÁSPORA: QUANTAS DANÇAS CABEM NUM CONCEITO. In: III ENCONTRO CIENTÍFICO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA, 2013, Salvador. ANAIS DO III ENCONTRO CIENTÍFICO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA, 2013. p. 1-17. 


 



FERRAZ, F. M. C.. Trânsitos na diáspora: como coreografar uma festa no terreiro.. In: IV Engrupe- Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa em Dança., 2013, Recife. Anais do IV Engrupe- Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa em Dança., 2013. 

Homepage: 
http://engrupe.cooperacdanca.org/index.php/engrupe/engrupe-n4/paper/view/103/102; ISSN/ISBN: 23593806.

 

 
Profa. Drª Gilsamara Moura
 
  
 
 

ENTREVISTAS:

https://www.youtube.com/watch?v=7pCNgrarF90

https://www.youtube.com/watch?v=B3WV_OFctBA

https://www.youtube.com/watch?v=9dMigvDQlF8

https://www.youtube.com/watch?v=5ylPnhM7R88

https://www.youtube.com/watch?v=CNDlv7hDd4I

OBSERVATÓRIO VIVADANÇA 2015

https://www.youtube.com/watch?v=S5Z0y6vLXmg

ESPETÁCULO “LOUCA” - GRUPO GESTUS

https://www.youtube.com/watch?v=ugyD7mjDYlY

https://www.youtube.com/watch?v=dRL8xDfxNlE

https://www.youtube.com/watch?v=u8NM7DEhqs0

https://www.youtube.com/watch?v=5ylPnhM7R88

ESPETÁCULO “VIOLA QUEBRADA” – CENTRO DE DANÇA GILSAMARA MOURA

https://www.youtube.com/watch?v=vfd9CvfAXE4

ESPETÁCULO “MICRODANÇAS QUE SE DESFAZEM...” – GRUPO GESTUS

https://www.youtube.com/watch?v=2lcRExP9X8s

https://www.youtube.com/watch?v=xOgC0E_sMBU

COREOGRAFIA “JUNTOS” – ESTUDANTES DA ESCOLA DE DANÇA UFBA

https://www.youtube.com/watch?v=NJ1YI8hzVyg

https://www.youtube.com/watch?v=2kdE6YpYOpk

COREOGRAFIA “SPIRA MIRABILIS” – UAI Q DANÇA

https://www.youtube.com/watch?v=nXbqLaXCK8E

PROVOCAÇÃO PROJETO NÓ

https://www.youtube.com/watch?v=2lL9JZ6rwKo

PROVOCAÇÃO GRUPO GESTUS

https://www.youtube.com/watch?v=YUiqYyA1ofY

ESPETÁCULO “CORTADORES” DE MÁRIO NASCIMENTO – GRUPO GESTUS

https://www.youtube.com/watch?v=5Ho7tnyALUA

https://www.youtube.com/watch?v=PX9KeyX3k1A

ESPETÁCULO “VIRAL” DE MÁRIO NASCIMENTO – GRUPO GESTUS

https://www.youtube.com/watch?v=wuEzUjoTRoc

ESPETÁCULO “BAMBÁ”, DE NEUSA SAAD

https://www.youtube.com/watch?v=sqvepIPySCU

ÚLTIMA CRIAÇÃO- 2015 - “ENTRE...A CASA É SUA! VOU PASSAR UM CAFÉ”

https://www.youtube.com/watch?v=Lv4E8kJdNQg

VÍDEO “OVERLAPA” PRODUZIDO PARA PROJETO DE PESQUISA HUMAN CONNECTION – UFBA

https://www.youtube.com/watch?v=faVQKAMUg74

CIA SHUFFLE TRIPS

https://www.youtube.com/watch?v=tBw3Gz5IGn0

https://www.youtube.com/watch?v=KVa9nT2HUa4

https://www.youtube.com/watch?v=YtHsH8Z1y8c

https://www.youtube.com/watch?v=YtHsH8Z1y8c

https://www.youtube.com/watch?v=zt18sRw7P5Y

PROJETO GESTUS CIDADÃOS

https://www.youtube.com/watch?v=rn8JFufAZV8

https://www.youtube.com/watch?v=8i71E8u8x8Q

https://www.youtube.com/watch?v=XzwuhYujLV

 

Profa. Drª Lenira Peral Rengel

  

Livros

1.RENGEL, Lenira. Dicionário Laban. 3ª Ed. Guararema, SP: Anadarco, 2014.

2.RENGEL, Lenira. Dicionário Laban. 1ª Ed. Digital. Curitiba: Ponto Vital, 2015.

3.RENGEL, Lenira, SCHAFFNER, Carmen e OLIVEIRA, Eduardo. Dança, Corpo e Contemporaneidade. Salvador: EDUFBA, 2016.

4.RENGEL, Lenira, OLIVEIRA, Eduardo, LUCENA, Aline, GONÇALVES, Camila, SANTOS, Jadiel. Elementos do Movimento na Dança. Salvador: EDUFBA, 2017.

Artigos publicados nos Anais online da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança-ANDA www.portalanda.org.br  Comitê Dança em Mediações Educacionais – ver todas as edições

Artigo publicado nos Anais online do EDUCOM 2016 http://educonse.com.br – Eixo Arte, Educação e Contemporaneidade:

RENGEL, Lenira, LUCENA, Aline, GONÇALVES, Camila. Contemporaneidade como visão de mundo e como temporalidade: uma tessitura da Dança e corpo na Escola.

www.observarte.ufba.br Observatório das Artes e Comunicação no Ensino Superior Lenira Peral Rengel, vice-coordenadora

Vice-coordenação ( Lenira Peral Rengel)do Simpósio Internacional do Ensino das Artes –  a ser realizado entre 4 e 6 de dezembro de 2017.

Performance/ Dança Como cortei meu cérebro – com o artista Ivald Granato e Lenira Rengel – Caixa Cultural São Paulo, 27 de Março de 2015.

LAB MOCAP:

Vídeo: Lab Mocap PPGDança UFBA

 

Profa. Drª Lucia Matos

 

MAPEAMENTO DA DANÇA - Profa. Dra. Lucia Matos (coordenadora nacional da pesquisa)

RELATÓRIO FINAL DO MAPEAMENTO - Profa. Dra. Lucia Matos (coordenadora nacional da pesquisa)

 

Meu livro - Dança e diferença

Resultado do doutorado de Lúcia Matos, o livro Dança e diferença: cartografia de múltiplos corpos apresenta uma análise de produtos coreográficos de grupos de dança que possuem em seu elenco dançarinos com e sem deficiência. A obra, publicadas pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), teve sua primeira edição lançada em 2012, e a segunda edição ampliada com um posfácio, lançado em 2014. Dança e diferença se insere em um processo de estudos que têm como base a metodologia interpretativa. Utilizando conceitos chaves como o corpo, dança contemporânea, diferença e deficiência para evidenciar a existência de redes de relações estabelecidas na ambiência contemporânea, propõe uma análise crítica acerca do tema.

 

Capítulo de livro:

MATOS, Lúcia

O Corpo com Deficiência na Dança: Pistas para Potenciais Políticas da Diferença In: Dança em Corpos (Im)Perfeitos: Reflexões para o entendimento da diversidade na performance contemporânea.1 ed.Lisboa : FMH Edições, 2016, v.1, p. 197-208.

MATOS, Lúcia

Breves notas sobre o ensino da dança no sistema educacional brasileiro In: O ensino de dança no mundo contemporâneo: definições, possibilidades e experiências.1 ed.Goiânia : Kelps, 2011, p. 41-56.

 

Capítulo de livro

MATOS, Lúcia

Writing in the Flesh: body, Identity, Disability and Difference In: Dance in a a world of change - reflections on globalization and cultural.01 ed.Champaign, IL : Human Kinetics, 2008, p. 71-91.

Trabalhos publicados em anais de eventos (completo)

1. MATOS, Lúcia; NUSSBAUMER, G. Mapeamento nacional da dança: os agentes da dança e as políticas setoriais In: VII Seminário Internacional de Políticas Públicas, 2016, Rio de Janeiro.   Anais do VII Seminário Internacional de Políticas Públicas. Rio de Janeiro: Fundação Casa Rui Barbosa, 2016. v.1. p.1270 - 1281

2. MATOS, Lúcia; NUSSBAUMER, G. Mapeamento Nacional da Dança:  subsídios para as políticas setoriais de dança In: XI ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2015, Salvador.   EDIÇÃO 2015 – XI ENECULT. Salvador: CULT, 2015. v.1. p.1 - 13

3. MATOS, Lúcia. The Current State of Dance Micro and Macro Policies in Brazil In: Congress on Research in Dance 2013 - Decentering Dance Studies: moving in new global orders, 2013, Riverside, CA.  Congress on Research in Dance Conference Proceedings. New York: Cambridge University Press, 2014. v.1. p.114 - 120

4. MATOS, Lúcia (BIO)POLÍTICA, DIFERENÇA E A DANÇA NA EDUCAÇÃO In: Seminário Internacional Descobrir a Dança / Descobrindo através da Dança, 2012, Lisboa, Portugal.   Livro de Atas do SIDD2011 Seminário Internacional Descobrir a Dança / Descobrindo através da Dança. Lisboa, Portugal: Faculdade de Motricidade Humana Serviço de Edições, 2012. v.01. p.26 - 42

5. CASTRO, F. D.; MATOS, Lúcia; OLIVEIRA, E. CORPO COM DEFICIÊNCIA: UMA AÇÃO POLÍTICA PARA EMANCIPAÇÃO In: Corpos (im)perfeitos na performance Contemporânea -  Conferência internacional, 2012, Almada, Portugal.   Conferência Internacional 2012 Corpos (Im)Perfeitos na Performance Contemporânea - Livro de Atas. Lisboa, Portugal: Faculdade de Motricidade Humana, 2012. v.01. p.189 - 196

6. MATOS, Lúcia DANÇA E DIFERENÇA: MICROPOLÍTICAS E ESPAÇOS DE RESISTÊNCIA EM PROCESSOS ARTÍSTICOS E EDUCATIVOS EM DANÇA In: Corpos (im)perfeitos na Performance Contemporânea -  Conferência internacional, 2012, Almada, Portugal.   Conferência Internacional 2012 Corpos (Im)Perfeitos na Performance Contemporânea - Livro de Atas.. Lisboa, Portugal: Faculdade de Motricidade Humana, 2012. v.01. p.183 - 188

7. MATOS, Lúcia A formação de artistas-docentes em dança: espaços de incerteza e de ação compartilhada e política In: VI Congresso da ABRACE (Assoc. Brasileira de Pós-Grad. e Pesquisadores em Artes Cênicas), 2010, São Paulo.  Memória Abrace Digital. São Paulo: UNESP, 2010. p.1 - 5

8. MATOS, Lúcia THINKING AND WORKING IN A NETWORK: THE CONTRIBUTION OF SOCIAL DANCE NETWORKS IN BRAZIL AND LATIN AMERICA TO THE ENACTMENT OF CULTURAL AND EDUCATIONAL POLICIES FOR DANCE In: World Dance Alliance Global Summit - In time together: Viewing and reviewing contemporary dance practice, 2010, New York City.   In time together: Viewing and reviewing contemporary dance practice, Proceedings of the 2010 World Dance Alliance Global Summit. Editor Linda Cawdell. New York; Texas: World Dance Alliance-Americas and hosted by Texas Woman’s University, 2010. v.1. p.1 - 8

 

Profa.Drª Ludmila Pimentel

 

PIMENTEL, L. C. M. El cuerpo hibrido en la danza: transformaciones en el lenguaje coreografico a partir de las tecnologias digitales (Version impressa por Editorial PUBLICIA) ). Saarbrucken, Alemanha : Editorial PUBLICIA, 2015, v.1. p.488. Referências adicionais : Alemanha/Espanhol. Meio de divulgação: Impresso, ISBN: 9783639648812, Home page:https://www.morebooks.de/es/p_978-3-639-64881-2

Trabalhos completos publicados em Anais de eventos:

PIMENTEL, L. C. M., MISI, Mirella. New Sensual Experiences of Embodiment in Dance: An Interface between Merleau-Ponty and Gretchen Schiller concepts In: ARTECH 2015: Creating Digital Emotions/proceedings of the 7th International Conference on Digital Arts, 2015, Óbidos.Proceedings of the 7th International Conference on Digital Arts. Óbidos: Artech-International, 2015. v.unico. p.239 – 243.Áreas do conhecimento : Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações,Corpo e Cibercultura. Referências adicionais : Portugal/Inglês. Meio de divulgação: Vários. Home page: [http://https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/4445]

PIMENTEL, L. C. M., REGO, Isa Sara Pereira. Um exemplo de cibercorpo na Dança: A performance e o pensamento de Isabelle Choiniere In: ARTECH 2015: Creating Digital Emotions/proceedings of the 7th International Conference on Digital Arts, 2015, Obidos, Portugal. Proceedings of the 7th International Conference on Digital Arts. Obidos, Portugal: Artech-International, 2015. v.unico. p.181 – 189.Palavras-chave: Cibercorpo, Filosofia, Corpo e Tecnologia. Referências adicionais : Portugal/Português. Meio de divulgação: Vários. Home page: [http://https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/4445]

MISI, MIRELLA; PIMENTEL, LUDMILA

Interfaces Between Don Idhe, Merleau-Ponty, and Gretchen Schiller´s Embodiment Concepts Applied to Mediadance. In:

International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics. , v.7, 2016.

www.igi-global.com/article/interfaces- between-don- idhe-merleau-ponty-and- gretchen-schillers- embodiment-concepts-

applied-to- mediadance/178508 [ doi:10.4018/ijcicg.2016070101 ]
 

MISI, MIRELLA; PIMENTEL, LUDMILA

The Virtual Body is Real! Phenomenological and Post-phenomenological Perspectives in Mediadance. In: The Oxford

Handbook of Screendance Studies.1 ed.Oxford : Oxford, 2016.

https://global.oup.com/academic/product/the-oxford- handbook-of- screendance-studies- 9780199981601?cc=us&lang=en# [

ISBN: 9780199981]

MISI, MIRELLA; PIMENTEL, LUDMILA

New Sensual Experiences of Embodiment in Dance. In: ARTECH Conference 2015: Creating Digital E-Motions, 2015,

Óbidos, Portugal. Artech 2015: Proceedings of the 7th International Conference on Digital Arts. 2015. p.247 - 251

www.researchgate.net/publication/313948930_Interfaces_Between_Don_Idhe_M...

Ponty_and_Gretchen_Schillers_Embodiment_Concepts_Applied_to_Mediadance
 

PIMENTEL, LUDMILA; MISI, Mirella; AMOROSO, Daniela; ROCHA, Virginia; OLIVEIRA, Andréia; FRINHANI, A. C.;

BASTOS, Dorotéa; REGO, I. S.; RIBEIRO, Natália

Especificidades e Interfaces entre as Tecnologias Motion Tracking e Motion Capture. In: Artech Conference 2012: Crossing

Digital Boundaries, 2012, Faro.

Proceedings of 6th International Conference on Digital Arts. Faro: Grupo Português de Computação Gráfica e ARTECH

International, 2012. p.333 - 336

http://artech-international.org/Ficheiros/Proceedings_ARTECH- 2012.pdf
 

PIMENTEL, LUDMILA; MISI, Mirella; AMOROSO, Daniela

Que es mismo Mediadance? Interfaces entre Allegra Fuller Snyder y Gretchen Shiller. In: Artech Conference 2012:

Crossing Digital Boundaries, 2012, Faro.

Proceedings of the 6th International Conference on Digital Arts. Faro: Grupo Português de Computação Gráfica e

ARTECH International, 2012. p.389 – 392.

http://artech-international.org/Ficheiros/Proceedings_ARTECH- 2012.pdf
 

MISI, Mirella; PIMENTEL, L.

4 Dreming: O duplo digital como estratégia de análise da presença-ausência em ambientes interativos In: Artech

Conference 2012: Crossing Digital Boundaries, 2012, Faro.

Proceedings of 6th International Conference on Digital Arts. Faro: Grupo Português de Computação Gráfica e ARTECH

International, 2012. p.341 – 343.

http://artech-international.org/Ficheiros/Proceedings_ARTECH- 2012.pdf
 

PIMENTEL, L.; MISI, MIRELLA

Sintel: Um Corpo Ciborgue construído com a tecnologia Blender. In: Conferência Blender PT 2013 - Promoção, Intercâmbio

e Partilha Digital 3D, 2013, Porto, Portugal: Universidade Católica Editora, 2013. v.1.

https://www.academia.edu/3306817/Sintel_Um_Corpo_Ciborgue_Construi_do_co...

Prêmios e títulos

Melhor Short Paper da ARTECH International Conference 2015, Obidos, Portugal, ARTEC

 

Profa. Drª Maíra Spanghero

SPANGHERO, M.. A dança dos encéfalos acesos. São Paulo: Itaú Cultural, 2003. Disponível para download no link: https://ufba.academia.edu/MairaSpanghero

SPANGHERO, M.. Sobre a vontade de ultrapassar. In: Sigrid Nora. (Org.). Húmus 1. Caxias do Sul/RS: Lorigraf Gráfica e Editora, 2004, v. 1, p. 32-41.

SPANGHERO, M. (org.). Fluxos de pesquisa em dança no Brasil. 1. ed. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2015. v. 1. 123p.

SPANGHERO, M.. Cena 11: The Remote-Controlled Dance (Org. Gretchen Schiller e Sarah Rubidge). In: Gretchen Schiller; Sarah Rubidge. (Org.). Choreographic Dwellings: practising place. 1ed.Londres: Palgrave Macmillan, 2014, v. 1, p. 156-176.

SPANGHERO, M.. Dançando números, formas e padrões. Revista Científica/FAP (Curitiba. Online), v. 11, p. 123-144, 2014. Disponível para download no link: https://ufba.academia.edu/MairaSpanghero

SPANGHERO, M.; MARQUES, R. ; MELO, A. M. ; SETENTA, J. . Corpo, memória e território. In: Seminário Intersecções, 2013, Recife/PE. Seminário Intersecções: Corpo e Memória. Recife/PE: Editora Universitária da UFPE, 2013. v. 2. p. 597-605. Disponível para download no link: https://ufba.academia.edu/MairaSpanghero

SPANGHERO, M.; TONEZZI, J. ; Bulhões-Carvalho, A.M. de ; VELLOSO, Rubes . Tecnologia para entender dança: as notações coreográficas. Moringa (João Pessoa), v. 2, p. 71-80, 2011. Disponível para download no link: https://ufba.academia.edu/MairaSpanghero

PRODUÇÃO ARTÍSTICA

Projétil Billy, the Kid (dançarina, concepção de Tiago Ribeiro). 2014. Obra coreográfica. RIBEIRO, N.T. ; SPANGHERO, M. ; COUTO, F. ; ROCHA, E. ; BOING, B. ; NONATO, M. ; OLIVEIRA, J. ; SABOIA, D.

 

Projétil, Billy the Kid, Biblioteca dos Barris. FOTO: Tiago Lima (2014)

Projétil, Billy the Kid, Campo Grande. FOTO: Pati Almeida (2014)

Divina Caverna (dançarina, concepção Tiago Ribeiro). 2015. Obra coreográfica.

RIBEIRO, N.T. ; BOING, B. ; SPANGHERO, M. ; NASCIMENTO, R. ; TUPINIQUIM, I. ; ROCHA, E. ; AGUIAR, L. ; VALLIM, A. ; MOREIRA, L. ; COUTO, F. .

SPANGHERO, M.. A Justiceira do Agreste (performance e lançamento de explosivos). 2015. Performática.

DANÇA COVER

WE ARE TRISHA BROWN (DANÇA COVER ≠ 2). 2014. Coreográfica.

PANGHERO, M.; SETENTA, J. ; Dantas, C. ; JÚNIOR, J.R. ; RIZEK, A. S. .

The Dance Brazil Cover. 2014. Coreográfica. SPANGHERO, M.; SETENTA, J. ; Dantas, C. ; TUPINIQUIM, I. ; TIMBO, J. ; AMBROZII, M. .

A Justiceira do Agreste (solo). 2014. Coreográfica. SPANGHERO, M.; MARTINEZ, S. .

Artes Visuais

SPANGHERO, M.. A Justiceira do Agreste: manual de exercícios e pequenos roubos. 2014. Livro de Artista. Disponível para compra através do email maira.spanghero@gmail.com

 

Profa. Drª Rita Ferreira de Aquino

Livro

RANGEL, Beth; AQUINO, Rita F.; COSTA, Suzane Lima (Orgs). Referenciais Curriculares de Arte para o Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Salvador. Prefeitura Municipal de Educação de Salvador; Universidade Federal da Bahia. Itajaí: Casa Aberta Editora, 2017.

Artigo completo publicado em periódico

AQUINO, R. F.. Arte participativa, mediação cultural e práticas colaborativas: perspectivas para uma curadoria expandida. Repertório: Teatro & Dança (Online), v. 1, p. 90-103, 2017.

Disponível em: Acesse o Link

Artigos completos publicados nos Anais online do Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade - EDUCOM - http://educonse.com.br – Eixo Arte, Educação e Contemporaneidade:

ASSIS, T. S.; AQUINO, R. F.; BRANDÃO, A. E. S. “Amplificando experiências: perspectivas metodológicas para pensar a formação de professores de Dança”. In: X Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade', 2016, Sergipe. X Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade". 2016. v.1. p.1 – 19

AQUINO, R. F.; BRANDÃO, A. E. S. “Instituições públicas de educação superior e educação básica em articulação e retroalimentação: estudo de caso do projeto Arte no Currículo, convênio entre a UFBA e a SMED”. In: X Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade', 2016, Sergipe. X Colóquio Internacional. , 2016. v.1. p.1 – 12

AQUINO, R. F. “Práticas colaborativas e redes de aprendizagem em projetos artístico-educativos: um estudo de caso em Salvador”. In: IX Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade', 2015, Sergipe. IX Colóquio Internacional. 2015. v.1. p.1 – 18.

Artigo completo publicado nos Anais online da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança – ANDA - www.portalanda.org.br  - Comitê Dança em Mediações Educacionais:

AQUINO, R. F.; GUIMARÃES, D. B.; BICHARA, I. C. S.; VALENTIM, L.; PUGLIESE, L. S.; SOUZA, B. A. A. “Por uma ecologia de saberes: a experiência do curso noturno de Licenciatura em Dança da Escola de Dança da UFBA”. In: IV Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança - ANDA 'Formação em Dança: estratégias de emancipação', 2016, Goiânia. Anais do IV Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança. , 2016. v.1. p.203 – 212

Projetos de pesquisa

ARTE NO CURRÍCULO: CONVÊNIO 2015-2016 ENTRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA E A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SALVADOR. Atuação: Vice-Coordenação do projeto.

Vídeo do projeto

Produções artístico-culturais

25 Apresentações do espetáculo de dança LOOPING: BAHIA OVERDUB, dirigido por Rita Aquino, Felipe de Assis e Leonardo França. “Looping: Bahia Overdub” foi indicado ao Prêmio Bravo! na categoria Melhor Espetáculo de Dança 2016. Foi também considerado pelo jornal O Globo, juntamente com “Ouriço”, solo assinado pelo artista da dança Leonardo França, um dos dez melhores espetáculos de dança que se apresentaram no Rio de Janeiro, em 2016. O espetáculo participou de importantes festivais e eventos, tais como Festival Panorama (RJ), Cena Contemporânea Festival Internacional de Teatro de Brasília (DF), IC Encontro de Artes, Festival Internacional Vivadanca, Festival Latino Americano de Teatro da Bahia, A Dança Ocupa o Porto – Itacaré, Academia da Crise – Museu de Arte Moderna da Bahia e Amostrão Vila Verão no Teatro Vila Velha (BA).

Link Site 

Link Teaser

Link Vídeo do espetáculo