Objetivos

Objetiva-se na proposta do Curso um caráter interteórico que acolhe a complexidade da Dança como área de conhecimento autônoma, todavia implicada em modos de heteronomia, entendida esta como codependência de razões, de normas, de códigos, ainda que questionados em busca de novas corporalidades, de novos modos em Dança. O corpo que dança situado no contexto se implica como cocriador de cenas, de modos de linguagens e como gerador de conhecimento.  O conceito de cena que propomos é o de atuação, enação, efetivação. Quaisquer que sejam as cenas artísticas, políticas, educacionais, prático-pedagógicas, comportamentais, sociais, a abordagem enativa compreende corpo enquanto capacidades biológicas, psicológicas e culturais agindo e elaborando seus processos criativo-cognitivos em um mundo que não é pré-dado e sim efetivado. Esta proposta requer, portanto, considerar o corpo na cena biológica-cultural. Convida a estudar o contínuo factual naturezacultura, expondo uma proposição epistemológica de não compartimentar as dinâmicas do corpo nas disciplinas do conhecimento. 

As interteorias, as interdisciplinaridades que se fazem em distintas e dispares maneiras de se dançar, analisar e conhecer Dança, formam um pensamento/ação compartilhado, multifocado e flexível, necessário ao conhecimento (conhecimento como sendo ação de cognição criativa e em movimento). Entretanto, este circuito de afetações não implica em falta de singularidades. Nas especificidades das linhas de pesquisa do Programa, nos projetos de pesquisa individuais, nas disciplinas, nas correlações feitas, enseja-se um vínculo colaborativo continuado entre áreas e saberes, para uma produção de conhecimento que não poderia ser realizada isoladamente. É proposta, em coadunação a este vínculo, uma articulação teórico-prática, que atua em prol da efetivação da não dicotomia entre teoria e prática. Consideramos como um trânsito mútuo os processos corporais e/ou criações artísticas, de pesquisa e educativas e o contato com o mundo, corpo e ambiente se co-afetam.

 

Os objetivos específicos do PPGDança são:

- Atender à crescente demanda por titulação na área;

- Efetivar o reconhecimento da Dança como campo de conhecimento cuja especificidade demanda a estruturação de instrumental teórico próprio que, no entanto, se articule com outros saberes correlatos para buscar abranger sua complexidade;

- Promover a inserção da Dança enquanto área de conhecimento específico no fluxo dos saberes novos e já consolidados que se articulam para subsidiar os estudos e compreensões sobre os processos de cognição, comunicação e evolução;

- Demarcar um perfil específico para os Cursos de Mestrado e Doutorado, mas que abarque, com capacidade de equacionar, perfis múltiplos de pesquisas artísticas, pedagógicas e científicas pleiteantes;

- Orientar a realização de pesquisas sobre dança em linhas de investigação acadêmica compatíveis com a confluência de saberes própria da natureza complexa de seu modo organizativo e atenda às suas especificidades;

- Subsidiar a prática profissional acadêmica, artística e/ou técnica na área de dança com instrumental teórico e aparato pedagógico atualizados e apropriados às especificidades da dança, promovendo a necessária aproximação e implicação entre universidade e sociedade;

- Desenvolver pesquisas de dança em linhas de investigação acadêmica compatíveis com a confluência de saberes que caracterizam as organizações complexas;

- Consolidar linhas de pensamento que reconheçam teoria e prática como instâncias concomitantes no processo de produção de conhecimento em dança;

- Implementar uma metodologia de investigação das danças populares, indígenas e afro-brasileiras por meio de instrumental teórico diferente de folclorismos e mitificações, conforme enquadramento proposto em pesquisa desenvolvida por docentes do PPPGDança;

- Incorporar a prática artística no desenvolvimento da pesquisa acadêmica, por meio de um modo pioneiro de acompanhamento de estudo orientado de processos de criação compartilhados.

 

 

 

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